Search
Close this search box.

.

Projeto Patrimônio Camaragibe destaca bens culturais da cidade

Nesta quinta-feira (9), a partir das 19h30, será lançado na cidade de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, o website Patrimônio Camaragibe. O projeto é fruto do Inventário Participativo dos Bens Culturais de Camaragibe, que possibilitou a identificação e o levantamento de 25 bens culturais da cidade. O lançamento será na Secretaria de Educação do município, no bairro do Timbi. Na ocasião, estarão presentes os idealizadores do site, o antropólogo Cássio Raniere e o fotógrafo Josivan Rodrigues, além de representantes da Secretaria de Educação, agentes culturais convidados, alunos da Rede Pública de Ensino. O evento é gratuito, acessível a todas as idades e contará com tradução em libras.

>> Leia a coluna Giro desta segunda-feira, 07/04/2025

O projeto tem a metodologia participativa e segue as diretrizes do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A construção do site contou com o incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.

Segundo Cássio Raniere, coordenador da pesquisa, o formato de website possibilitará a promoção e difusão dos bens culturais de Pernambuco ao reunir bens culturais documentados em fascículos completos, que integram o Inventário de Camaragibe e ainda destaca que a iniciativa é inovadora e se destaca entre iniciativas participativas no campo do patrimônio cultural em âmbito nacional.

“O site é resultado da produção de conhecimento e da sensibilização da comunidade, estimulada a participar ativamente da seleção, sistematização, interpretação e difusão das referências culturais que compõem o patrimônio da cidade. Para a realização da pesquisa, foi necessário articular a rede de agentes locais de maneira estratégica, ampliando o escopo da primeira fase da pesquisa, que era de 15 bens, para mais 10 bens que, agora, totalizam 25 referências culturais reunidas e acessíveis para toda a população, através do website disponível no endereço patrimoniocamaragibe.com e que estará disponível a partir do dia 9 de abril”, informa Raniere.

Compartilhe :
Twitter
LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE