Por Mareu Araújo
Em maio de 2022, o município pernambucano de Vicência foi palco de uma grande perda para a filmografia brasileira. Vitima de um infarto fulminante, o célebre diretor de “2 Filhos de Francisco”, Breno Silveira, faleceu exatamente no primeiro dia de filmagens do que seria seu novo longa, “Vitória”.
O que poderia ter sido um projeto engavetado, acabou levado adiante pelo diretor e amigo de Silveira, Andrucha Waddington, que trouxe consigo todo o elenco escalado inicialmente. No próximo dia 15 de agosto, o projeto finalmente poderá ser conferido na plataforma Globoplay.
Com Fernanda Montenegro no papel principal, a obra conta a história real de uma senhora moradora do bairro de Copacabana que, pela janela de seu apartamento, começa a filmar a rotina do tráfico de drogas na Ladeira dos Tabajaras.
Após ter seu material divulgado em uma série de reportagens do jornalista Fábio Gusmão, do jornal carioca Extra, em 2005, a moradora passou a viver sob o programa de proteção a testemunhas e só teve seu nome real divulgado em fevereiro de 2023, quando faleceu: Joana da Paz.
Essa não é a primeira vez que Fernanda Montenegro trabalha com o genro, Andrucha. Juntos, já fizeram “O Juízo”, “Casa de Areia” e “Gêmeas”, entre outros projetos. O diretor é casado com Fernanda Torres, com quem tem dois filhos, Joaquim e Antônio.