Search
Close this search box.

.

“O Irôko, a Pedra e o Sol”: espetáculo volta aos palcos do Recife em curta temporada

O espetáculo pernambucano “O Irôko, a Pedra e o Sol” retorna aos palcos do Recife em curta temporada neste mês de março. O musical do grupo O Poste Soluções Luminosas, bastante aclamado em 2023, volta com tudo em 2024 com apresentações no Teatro Hermilo Borba Filho nos dias 1, 2, 3, 9 e 10 de março.

Dirigido por Samuel Santos, o espetáculo conta a história de amor entre dois jovens, Severino e Sebastião, que vivem em uma pequena comunidade quilombola evangelizada no Sertão pernambucano. Em cena, 12 artistas negros dão vida ao enredo, que faz refletir sobre temas como LGBTfobia, racismo, violência contra a mulher, intolerância religiosa e sorofobia. 

Foto: Divulgação

O musical traz trilha sonora original com letras do diretor Samuel Santos musicadas por Beto Xambá e Thulio Xambá. Abordando temáticas que evocam a ancestralidade, a cultura afroindígena e a religiosidade de terreiro, a trilha é performada ao vivo pelo Grupo Bongar, com cinco músicos em cena, e cantada ao vivo pelo elenco, que transita entre texto, música e dança para entoar a narrativa do espetáculo.

“O Irôko, a Pedra e o Sol” é inspirado na história real de uma paciente com HIV em Itapipoca, no Ceará, que foi abandonada pela família em um hospital público por mais de um mês e teve seus pertences isolados em um cômodo. “Assim surgiu a necessidade de levar ao palco um projeto que agregasse valores sociais, históricos e poéticos ao fato, alinhando também outras temáticas importantes para os tempos atuais”, comenta Samuel. 

Foto: Divulgação

“O Irôko, a Pedra e o Sol” foi um dos espetáculos teatrais mais aclamados em Pernambuco no ano de 2023. O projeto foi o grande vencedor do Prêmio Sesc Nacional de Artes Cênicas em 2022, estreando oficialmente com apresentações no Recife em junho de 2023. Ainda no ano passado, o espetáculo também fez apresentações no Teatro do Parque, com apoio do Funcultura; na 22ª edição do Festival Recife de Teatro Nacional; e no Centro Cultural Grupo Bongar – Nação Xambá.

“Estamos felizes em retornar aos palcos em 2024. O espetáculo foi muito procurado no ano passado, e agora mais pessoas terão a oportunidade de assisti-lo”, comemora Samuel. No segundo fim de semana, nos dias 09 e 10/03, as apresentações contarão com intérprete de Libras, acessibilizando a obra ao público surdo e ensurdecido. A temporada do espetáculo “O Irôko, a Pedra e o Sol” em março de 2024 conta com apoio do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) da Prefeitura do Recife.

Compartilhe :
Twitter
LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

“O Irôko, a Pedra e o Sol”: espetáculo volta aos palcos do Recife em curta temporada