ROBSON GOMES // [email protected]
As belíssimas imagens praianas do Rio de Janeiro ao som de uma soft music são interrompidas por três tiros num condomínio de luxo. Um crime acontece. Uma empregada, com as mãos sujas de sangue, é levada presa de camburão e uma filha chora desesperada. É isso que acontece nos primeiros dois minutos da novela Beleza Fatal, que estreia hoje na plataforma de streaming Max, trazendo como protagonistas as atrizes Camila Pitanga, Camila Queiroz e Giovanna Antonelli.
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O folhetim original é o primeiro produto brasileiro produzido pela plataforma norte-americana. A trama foi criada e escrita por Raphael Montes, autor de livros best sellers e que também assina o thriller Bom Dia, Verônica, da Netflix, e traz Maria de Médicis como diretora geral. O Diario teve acesso ao capítulo 1 com antecedência e detalha aqui as primeiras impressões.O episódio é focado na história de Lola (Camila Pitanga), que trabalha como recepcionista na clínica de estética do Doutor Rog (Marcelo Serrado). Ambiciosa, ela sonha ascender socialmente e ter sua própria clínica com produtos de beleza autorais, mas esbarra na honestidade de seu marido, o policial Rubem (Rei Black), o que a leva a tomar uma medida extrema depois que ele descobre que sua mulher ajudou a encobrir seu patrão no desaparecimento de uma jovem vítima de uma cirurgia plástica malsucedida.
O trabalho de Pitanga salta aos olhos neste primeiro capítulo de Beleza Fatal, pois ela está totalmente à vontade com a personagem. Usando termos em inglês em meio às suas falas, ela entrega pérolas como: “Para pobre, é melhor dar dinheiro do que intimidade”. A estética da novela não deixa a desejar em relação às tramas da TV aberta, tampouco o ritmo da narrativa, que é típica de uma “novela das nove” da Globo, tanto pelo elenco estelar, quanto por aspectos técnicos como fotografia e edição. Na abertura, talvez, haja um maior distanciamento do “padrão” com as três protagonistas fazendo caras e bocas ao som de uma música instrumental, algo bem comum nos folhetins mexicanos.
Nesta estreia, também conhecemos o núcleo suburbano liderado por Elvira (Giovanna Antonelli) e seu marido, Lino, interpretado por Augusto Madeira. Em pouco tempo de tela, percebemos que a família Paixão pode render cenas mais leves, mas não menos dramáticas. Já Camila Queiroz ainda não aparece neste episódio [somente depois do capítulo 5, quando termina a primeira fase da novela]. Apenas a versão adolescente de sua personagem Sofia, vivida por Melissa Sampaio, que é filha de Cleo (Vanessa Giácomo), prima de Lola, e que acaba sendo presa injustamente.
Gravada em 2023 no Rio e em São Paulo, a novela tem 40 capítulos e será disponibilizada na plataforma semanalmente, com cinco episódios sempre às segundas-feiras. Um dos destaques é o ator Caio Blat, que, além de estar no elenco, é também diretor assistente de Beleza Fatal. “Essa novela tem uma emoção diferente. Temos a sensação de estar falando com um novo público, novas linguagens, um novo veículo, um novo formato. Não tem ‘barrigas’, nem repetições. É o formato dos sonhos: acontece de tudo e tudo ao mesmo tempo”, diz o artista.
Longe dos Estúdios Globo e gravando no “Projasco” – apelido que o elenco deu para o local onde grande parte das filmagens aconteceram, em Osasco (SP) –, Camila Pitanga destaca os atributos desta trama: “É uma novela que faz a ponte entre o folhetim tradicional e o fluxo dinâmico entre capítulos, trazendo o melhor dos dois mundos em uma produção inovadora”.
O autor de Beleza Fatal se sente realizado com o produto que está entregando aos telespectadores da plataforma de streaming. “Fiz a novela que eu queria ver. Quis misturar coisas que eu gosto, então tem thriller dos anos 1990 com uma pegada de novela clássica. E, ao mesmo tempo, trago assuntos que acho que são novos. Ou seja, é atual”.
Para a diretora Maria de Médicis, que traz em seu currículo trabalhos em novelas como Paraíso Tropical (2007), Sangue Bom (2013), Babilônia (2015), Rock Story (2016) e Segundo Sol (2018), Beleza Fatal é uma novela com ‘n’ maiúsculo. “É novela com cheiro e gosto de novela. É para quem gosta de novela e não tem vergonha de fazer novela. É uma novela ‘botocada’ que a gente ama”, conclui ela, fazendo referência ao botox, um dos muitos procedimentos estéticos, que são o grande pano de fundo da trama. Agora, é hora de o público acompanhar as sessões semanais dessa trama “turbinada”, maquiada de drama e retocada com vingança.