Search
Close this search box.

.

Ivan Lins divide palco com orquestra pernambucana neste sábado (27)

ROBSON GOMES
robson.silva@diariodepernambuco.com.br

Aos 78, o músico Ivan Lins tem mais de 50 anos de carreira – Foto: Rodrigo Simas/Divulgação

Ter mais de meio século de carreira, um monte de sucessos, e estar na ativa com pique de iniciante é privilégio para poucos artistas. Ivan Lins representa uma dessas singulares exceções. O talentoso músico, cantor e compositor carioca de 78 anos vem celebrar sua trajetória vitoriosa – como diz o título de uma de suas famosas canções – com um show sinfônico no palco do Teatro Guararapes neste sábado (27), a partir das 20h. E pela primeira vez, ele será acompanhado pelos músicos pernambucanos da Orquestra Bravo.

“Eu adoro tocar com orquestra. Faço isso há bastante tempo. Há quase 20 anos apresento concertos com orquestra no mundo todo e no Brasil. Mas no Recife só fiz uma vez, há muito tempo atrás. E agora volto para fazer com a Orquestra Bravo. Estou realmente curioso para esse momento, porque acho que vai ficar uma coisa muito bonita!”, declara Ivan em conversa exclusiva com a coluna Giro, antes de embarcar para a capital pernambucana e ensaiar com os instrumentistas locais.

Na construção dessa experiência de dividir o palco com a Bravo, o carioca compartilhou com a reportagem uma ansiedade a respeito de uma canção do repertório que irá apresentar. “Tem uma música chamada Velas Içadas. Estou muito curioso para saber como ficou o arranjo dela, porque o maestro Alexandre Lemos adora e entrou no repertório por ideia dele. Acho que deve ter caprichado!”, diz aos risos. E completa: “Não esperava que entrasse no setlist, porque mesmo sendo uma música muito orquestral, é pouco conhecida nos meus shows aqui no Brasil. Mas será um prazer cantá-la nessa apresentação”, antecipa.

Músico de primeira grandeza, o artista reforça a importância de ver suas músicas nesta roupagem mais sinfônica: “Como compositor, eu sempre componho minhas canções pensando nos arranjos orquestrais. Desde garoto, sempre fui apaixonado por orquestras, e essa paixão se estende até hoje. Essas sonoridades são um bálsamo para mim! E esses shows são sempre especiais, porque os músicos são diferentes, e os arranjos mudam também. É neles que você escuta a capacidade que os músicos brasileiros têm de pegar uma obra e transformá-la num momento único! É isso que tem acontecido. É sempre muito bonito esse compromisso que as orquestras têm com a beleza de fazer música”.

Com esse frescor nos arranjos para hits como Começar de Novo, Lembra de Mim, Novo Tempo e tantos outros, o veterano vai consolidando a atemporalidade de sua obra, que segue atravessando gerações. “O público realmente está se renovando, porque muitos desses jovens receberam a influência dos pais que já gostavam da minha música. Acho que meu público, na verdade, vai guardando suas memórias. Como tive muitas músicas em novelas, elas foram passadas de pai para filho. As novelas voltam e essas canções vêm junto. Quando vejo crianças cantando algo meu, sei que os pais cantam também. E isso me dá uma alegria imensa!”, declara.

O show em Pernambuco também acontece um dia depois do músico lançar o álbum Abre Alas (Mills Records, 2024) nas plataformas digitais. Trata-se de um disco da big band George Robert Jazz Orchestra, gravado em maio de 2009 na Suíça, com arranjos do americano Bob Mintzer, para sete músicas do artista. “É um disco maravilhoso, com arranjos muito lindos. É um trabalho para os mais aficionados que gostariam de ouvir uma sonoridade diferente da minha música”, resume.

Para chegar na capital pernambucana na hora exata e com ares de festa, Ivan Lins sabe que virá para trazer um momento especial para o público. “Meus shows são todos celebrações de vida, de esperança, de amor! Ver todo mundo cantando junto comigo é lindo e maravilhoso! Eu agradeço a Deus por ter me dado esse dom de poder passar para as pessoas uma mensagem boa, uma melodia boa, e o público me devolver com tanto carinho, tanto calor. Nós temos uma cumplicidade bonita, e essa cumplicidade tem se repetido em todos os lugares que eu tenho ido”, arremata o artista, com a cara e a coragem, pronto para se apresentar no dia marcado, sagrado para ele. 

SERVIÇO

Ivan Lins & Orquestra Bravo
Neste sábado (27), a partir das 20h, no Teatro Guararapes (Centro de Convenções).
Ingressos a partir de R$80, à venda online e na bilheteria do local.

Compartilhe :
Twitter
LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

Ivan Lins divide palco com orquestra pernambucana neste sábado (27)