A primeira edição do Festival de Animação de Jaboatão (Festaj), que começa nesta terça-feira (25) e vai até 12 de abril, traz à tona a magia da manipulação de bonecos e objetos nas artes cênicas e no cinema. O evento é uma celebração das artes de animação, estimulando uma reflexão sobre os processos criativos nas duas linguagens.
>> Leia a coluna Giro desta segunda-feira, 24/03/2025
O projeto conta com uma programação ampla, com apresentações artísticas, cursos de formação, conversas com artistas, oficinas e uma mostra de cinema de stop motion, que explora as diversas técnicas de animação e seus processos de criação. O Festaj também cria uma oportunidade única de troca de experiências entre profissionais das artes cênicas e do audiovisual, promovendo o debate sobre como cada um desenvolve seus processos de manipulação de objetos e personagens.
“O Festaj surgiu para dar visibilidade e fortalecer o campo da animação, tanto no cinema quanto no teatro, abordando como esses dois universos podem se encontrar e compartilhar experiências”, explica Ariele Mendes, idealizadora do projeto. “Esse festival busca valorizar o trabalho dos artistas de animação, proporcionando um espaço de aprendizado e troca de saberes, onde todos podem entender melhor o impacto da animação no imaginário coletivo”, complementa.
A programação começa no dia 25 de março, na Escola de Referência de Ensino Médio (EREM) Augusto Severo, com a exibição do curta-metragem Eu Nunca Contei a Ninguém, dirigido por Douglas Duan. Logo após, os alunos poderão participar de uma conversa com o artista, que compartilhará seu processo de criação e as experiências vividas durante a realização do filme de stop motion.
A programação é gratuita e oferece atividades para diversos públicos e faixas etárias. Para mais informações, acesse a página do evento no Instagram: @festaj_.