Search
Close this search box.

.

Estandartes de carnaval ganham exposição “Bandeiras da Mata Norte” em Goiana

Na próxima sexta-feira, Osmar Barbalho Consultoria Cultural inaugura a exposição “Bandeiras da Mata Norte”. Esse é o resultado de uma Oficina de Bordados ministrada por Manoelzinho Salustiano, apresentando 13 bandeiras de agremiações carnavalescas de Goiana, Itapissuma, Itambé, Aliança, Buenos Aires, Tracunhaém, Itaquitinga e Condado. A Exposição revela marcas da parte indígena que formou a Cultura Popular da Mata Norte. Uma história que começa ainda no período colonial com festas e “brincadeiras” celebradas em momentos de pausa das obrigações e ocupações diárias com o povo incorporando ritmos, cantos e danças vibrantes.

Com o apoio cultural da Stellantis, a exposição, acolhida fraternalmente pela “Santa Casa da Misericórdia de Goyana” na Igreja da Misericórdia de Goiana-PE, mostra uma arte pouco conhecida e pouco valorizada: o bordado. E, desta forma, a exposição busca dar protagonismo a “bordadoras” e “bordadores” que possuem um talento singular e grandioso, que merece reconhecimento.

Na oficina do Leãozinho, mostra Valderluce e Manoelzinho fixando o escudo. Foto: Osmar Barbalho

A exposição traz uma imersão singela, telúrica e lírica na cultura e no imaginário dos folgazões e brincantes das brincadeiras que participam. “Bandeiras da Mata Norte” vai provocar no público expressões de surpresa diante da exuberância cromática das lantejoulas em cada bordado.

Serviço
Local: Igreja da Misericórdia – Centro de Goiana/PE.
Visitação: 24 de maio a 22 de junho.
Quarta-feira a Sexta-feira: das 14h às 18h.
Sábado e Domingo: das 16h as 20h

Compartilhe :
Twitter
LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

Estandartes de carnaval ganham exposição “Bandeiras da Mata Norte” em Goiana