Confira a versão em texto da coluna Giro desta sexta-feira, 19 de setembro de 2025.
Flores e dores de Caike
“Um álbum autoral é uma virada de chave na vida do artista, uma virada conceitual”, diz Caike Souza, nome de destaque da nova geração da música brasileira, com mais de 50 milhões de visualizações nas redes.
Natural de Arcoverde, ele acaba de lançar o disco Entre Flores e Dores, que conta com as participações de Martins, Saulo Fernandes e Solange Almeida.
O show de estreia está marcado para o próximo dia 11 de outubro, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu.
Cultura
Profissionais e estudantes de turismo participam, hoje, de capacitação no Paço do Frevo. Passarão por atualização de conceitos e qualificação de discurso sobre o frevo para melhor apresentar a manifestação cultural a quem visita a capital pernambucana.
Animação
Clara Sobral vai comandar a animação no happy hour Outubro Rosa da Associação dos Amigos da Justiça de Pernambuco, agendado para 1° de outubro, no restaurante Familia Giuliano. Entre os convidados que irão dividir o palco com a cantora, estão Cezzinha e PV Calado.
Vernissage
A artista plástica pernambucana Delly Figueiredo se prepara para inaugurar a exposição Arte por Parte no dia 24, às 18h30, no Espaço Arte Brasil, no Liv Mall, em João Pessoa. A curadoria da mostra é de Daniel da Hora.
Fenômeno cultural
A polêmica escultura Diva, da artista pernambucana Juliana Notari – uma vulva de 33 metros escavada na Usina de Arte, em Água Preta – será tema de livro. A obra, que provocou um dos debates mais intensos da arte contemporânea brasileira, ganhou repercussão internacional e, agora, é revisitada em Diva: os primeiros 30 dias, publicação organizada por Clarissa Diniz e Inês Maia. O lançamento está marcado para o dia 12 de outubro na Art.PE.
Boas práticas
A Amarante, proprietária do Salinas Maragogi, Salinas Maceió e Japaratinga Lounge Resort, no litoral de Alagoas, se prepara para realizar ações que integram o Mês do Voluntariado na empresa. A iniciativa vai acolher o Coque Connecta, que atua nas periferias do Recife para gerar oportunidades para os jovens mais vulneráveis, com revitalização e construção de paredes criativas, no dia 23, e recreação com crianças da comunidade, no dia 24.
Cinema e protagonismo
Neste sábado, a partir das 10h, o Cinema da UFPE dá visibilidade às vozes das periferias, com mostra de curtas produzidos por estudantes dos Coelhos e do Totó. O projeto reúne pesquisadores do PET Ciências Sociais, sob a orientação do antropólogo Alex Vailati, com participação da cineasta Yane Mendes.
Sabores
O ChurrasCava retorna, neste sábado, no Shopping Recife, celebrando a parceria de sucesso com a Carvalheira. Entre open bar e pratos de chefs renomados, como Paula Labaki, Miau Caldas e Rapha Vasconcellos, o público vai se deliciar com hambúrguer, ostra e até pirarucu amazônico. Para embalar o evento, nomes como MacFly, Parachutes e Downtown Band comandam o som.
Memória
A Cepe Editora lança neste sábado, às 18h, no Museu do Estado, o livro Benjamin Abrahão: entre o Padre Cícero e Lampião, de Frederico Pernambucano de Mello. Fruto de extensa pesquisa, a obra retrata a história do imigrante libanês que se tornou secretário de Padre Cícero e responsável pelos registros fotográficos de Lampião e de seu grupo.
Mente
O Recife vai ganhar a primeira Academia da Mente do Brasil, idealizada pela neurologista Silvia Laurentino e pela cardiologista Andréa Vianna. Batizada de Métis, a clínica vai funcionar nas Graças a partir de novembro. Para apresentar a proposta do novo espaço e os serviços oferecidos, será promovida, neste sábado, às 9h, na Academia Pernambucana de Letras, a conferência Memória e Longevidade.
Diversão
O Shopping Patteo Olinda realiza, neste sábado e no próximo, a 3ª edição do Festival de Dança e Cultura. Serão mais de 30 apresentações gratuitas, na varanda panorâmica do mall.
Niver
Albino Queiroz, Amir Schvartz, Ana Cláudia Sultanum, Cláudia Lucena, Conceição Freitas, Conceição Ricarte, Eliane Lemos, Fred Vasconcelos e Osvaldo Rabelo Neto.



