Search
Close this search box.

.

“É uma vitória da música contemporânea pernambucana”, diz cantora Uana sobre agenda lotada de shows para o carnaval

Por Vitória Floro

Em fevereiro, a cantora pernambucana Uana só quer saber de duas coisas: trabalho e carnaval. Com uma agenda lotada de shows até o último dia de festa, a artista conversou com a coluna Giro, do Diario de Pernambuco, sobre as expectativas para as apresentações marcadas e os planos para curtir a folia nos mais aguardados bloquinhos de Recife e Olinda. 

Com uma sonoridade ímpar que reúne o Pop nacional com as batidas do R&B e brega-funk, Uana pretende usar o período de apresentações carnavalescas como uma grande vitrine da sua arte. 

Ruan Pablo / DP

Na temporada de prévias, a cantora se apresentou no Baile da Macuca, ao lado da Orquestra Frevo do Mundo, no tradicional Baile Municipal do Recife – onde subiu ao palco junto com o maestro Spok -, e finalizou no Porto Musical, na Praça do Arsenal. 

A primeira performance oficial de carnaval acontecerá nesta sexta-feira (9), no Marco Zero. “Estou muito animada e com altas expectativas. Tradicionalmente, a sexta de carnaval é um dia muito marcante, por isso, é uma honra participar desse momento”, destaca. 

Seguindo o costume das prévias, na sexta Uana se apresenta mais uma vez ao lado da Orquestra Frevo do Mundo.

“Sei que cantar frevo toca na emoção das pessoas, então estou muito feliz e realizada com esse momento. O carnaval é uma época que reúne muita gente diferente em um único espaço, fico contente de apresentar meu trabalho em um ambiente assim”.  

Não é a primeira vez que Uana e a Orquestra Frevo do Mundo colaboram musicalmente. Ao lado de diversas outras grandes vozes da música brasileira, a cantora participou do disco “Moraes É Frevo”, idealizado por Pupillo, ex-Nação Zumbi, com Davi Moraes e Marcelo Soares, integrando o projeto Orquestra Frevo do Mundo. 

O projeto, realizado em homenagem ao baiano Moraes Moreira, conta com a voz de Uana na faixa  “Eu Sou o carnaval”.

“Faz tempo que eu e Pupilo produzimos coisas juntos e, durante esse processo, ele me convidou para esse projeto de renovação do Frevo. Foi incrível participar de um projeto que entrega tanta relevância para o ritmo único da nossa cidade”. 

Fora da agenda de trabalho, Uana pretende encontrar uma brecha e escapar para a folia nos tradicionais blocos de Olinda. “Eu gosto de curtir o carnaval e vou para Olinda brincar nos blocos que eu gosto”, revelou.

Perguntada quais blocos não podem faltar na agenda da Uana foliã, ela garantiu presença confirmada para festejar no icônico Galo da Madrugada, em Recife, e nos históricos Homem da Meia Noite e Elefante de Olinda. Além de tudo, ela ainda precisará encontrar tempo para curtir o bloco que fundou com os próprios amigos o “Quem Colar Entra”. 

“O bloco sai na terça de manhã.Vai ser uma correria, vou brincar de manhã e depois correr para me organizar para o show do Arsenal durante a noite”. 

A apresentação na Praça do Arsenal, na terça (13) fecha com chave de ouro a programação carnavalesca repleta de oportunidades e novos rumos na carreira de Uana, que vê a agenda lotada como uma vitória da música popular do estado e do ritmo do brega-funk, presente em muitas de suas composições. 

“É uma vitória do brega-funk, mas eu defendo que o brega-funk é a música Pop da gente (recifenses). Eu faço música Pop com elementos do brega-funk e acho que mais do que uma vitória do brega-funk é uma vitória da música contemporânea pernambucana”, finaliza.
Compartilhe :
Twitter
LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

“É uma vitória da música contemporânea pernambucana”, diz cantora Uana sobre agenda lotada de shows para o carnaval