ANDRÉ GUERRA
Não há período junino que se preze sem a celebração a Luiz Gonzaga. Este ano, enquanto as festividades seguem movimentando o Brasil, principalmente o Nordeste, a trajetória do Rei do Baião é relembrada através de histórias inéditas contadas no documentário O Enigma de Exu, projeto original da GloboNews que será exibido neste sábado, às 23h30. No domingo, ele já estará disponível no catálogo do Globoplay.
Com direção de Cláudio Renato e Luiz Paulo Mesquita, roteiro de Ledu Garcia e Eliza Santana e montagem e finalização de Cláudio Cortez, o filme reúne vários depoimentos de amigos, músicos, fazendeiros e lavradores que conviveram com o mestre Gonzagão no Sertão do Araripe. As falas emocionantes costuram uma história que compõe o coração da música pernambucana, ecoando para muito além das sazonalidades, e que se espalha a cada ano por todo o planeta, reafirmando a identidade do povo nordestino.
O projeto já nasceu com um momento especial nas ruas da cidade natal do mestre. Antes da grande estreia na televisão, o longa de 80 minutos de duração foi exibido em uma sessão especial na Praça da Matriz de Exu, no começo deste mês. Lira Neto, escritor e jornalista que está preparando uma nova biografia sobre Gonzagão, marcou presença no evento.
Entre os entrevistados do doc, estão Seu Louro do Pife e Joquinha Gonzaga, sobrinho do homenageado e também sanfoneiro. “Sou artista graças a ele, que me incentivou muito. Era o único da família que me puxava para fazer show”, conta Joquinha. “Aos poucos, todos os sanfoneiros nordestinos foram seguindo seus passos e fortalecendo o São João do Nordeste”, exalta. Como se vê, muitas vidas e obras são marcadas pelo Rei do Baião, a quem um país inteiro deve honras em todo São João.