Escritor e jornalista atualmente em Lisboa, Álvaro Filho volta ao Recife no dia 17 de dezembro, a partir das 18h na Livraria do Jardim, no bairro da Boa Vista, para lançar o seu mais recente livro, O Mau Selvagem, um policial que usa a ficção para nas entrelinhas abordar a relação entre os imigrantes brasileiros e (certos) portugueses, que subiu de tom após a recente guinada à direita em Portugal.
>> Leia a coluna Giro desta sexta-feira, 29/11/2024
Em Portugal, Álvaro Filho tem sido uma voz ativa nas questões sobre os direitos dos imigrantes brasileiros no país, através de crônicas publicadas em jornais, em debates públicos e na televisão e também em entrevistas, como a recente publicada pela Revista Visão, uma das mais influentes do país, que dedicou quatro páginas ao tema.
Lançado em Lisboa em setembro e no Festival Literário de Óbidos em outubro, O Mau Selvagem é o sétimo romance de Álvaro Filho, vencedor do Prêmio Hermilo Borba Filho em 2016 com O Curso de Escrita de Romance – nível 2, e do prêmio de Melhor Ficção de 2019 da Academia Pernambucana de Letras com Meu Velho Guerrilheiro.
Para acompanhar a produção literária e as questões sobre a imigração brasileira em Portugal, basta seguir o instagram do autor em @seualvaro.