DERICK SOUZA
derick.souza@diariodepernambuco.com.br
Na última quinta-feira (22), a Vibra São Paulo recebeu um dos shows mais aguardados do ano: a gravação do DVD de Raffa Torres, grande cantor e compositor que vem conquistando cada vez mais seu espaço no cenário musical. Com ingressos esgotados e grandes nomes da música confirmados como Dilsinho, Marcos & Belutti, Gustavo Mioto, DJ EME, Bruno Caliman, Mestrinho, Raphaela Santos e o pernambucano João Gomes, o evento proporcionou uma noite repleta de emoção e energia para quem pôde prestigiar, revelando um artista que vive um momento muito especial da carreira.
Durante entrevista antes de subir ao palco, Raffa Torres conversou com o Giro sobre sua relação com a música e a realização desse projeto, sendo uma homenagem a Caio Martins, um grande fã de seu trabalho que faleceu em 2022, vítima de câncer. “Essa é uma parada que mexe muito comigo ainda porque a gente de fato só tem o agora. Ele (Caio) me ensinou muitas coisas na minha vida. Inclusive, que o limite da música é a ‘Alma’ e é daí que vem o tema do DVD. Essa é uma homenagem a um fã que marcou muito a minha vida que não está mais aqui de corpo, mas vai estar aqui de alma”, refletiu, ao falar sobre como essa história impactou sua vida pessoal e artística.
Com ingressos esgotados, Raffa Torres grava novo DVD em São Paulo
Ele também compartilhou a expectativa para o novo projeto. “Geralmente eu fico muito nervoso antes de gravar um DVD, mas desta vez estou em paz e super tranquilo. Estou pronto para fazer o que eu mais amo”, disse Raffa, que relembrou o início da trajetória como compositor e a transição para os palcos. “O sonho sempre foi de cantar. Eu saí da minha cidade com 17 reais na carteira, sonhando em arrumar um barzinho para cantar aqui em São Paulo. Foi difícil, mas fui juntando o dinheiro de direitos autorais para bancar meu primeiro DVD, que mudou minha vida”, contou.
Com a nova fase profissional, ele adiantou que pretende levar o projeto Alma para os palcos de todo o país. “A ideia agora é a gente sair em turnê e fazer pelo menos 20 shows por mês. Estou com essa vontade e quero viajar o Brasil inteiro levando a minha música”, afirmou.

Sobre as participações, Raffa Torres ressaltou a importância e a conexão com o público. “Não faria sentido chamar cantores que não cantam com a alma. Eu acho que existem vozes lindas, mas existem vozes que se conectam na alma das pessoas”, pontuou ele.
Mesmo com sete convidados especiais, um dos grandes momentos da noite foi a aparição surpresa do pernambucano João Gomes, considerado um dos maiores nomes do forró e do piseiro atualmente. Natural de Serrita, João explicou como surgiu o convite para o show e destacou a sintonia com Raffa, além de reforçar a importância da parceria. “Um cara tão abençoado quanto o Raffa, eu acho que ele já tinha tudo na mente. Ele sabia que eu ia falar com ele e eu tenho certeza que ele queria me convidar”, disse João. Para ele, participar da apresentação foi uma chance de espalhar alegria e música por todo o país. “Eu acho que Deus nos coloca nessa jornada da música pra gente atravessar o Brasil de ponta a ponta para fazer música e ver o brilho no olhar das pessoas.”

Com a chegada do São João, período mais aguardado pelos nordestinos, João foi questionado sobre a possibilidade de retribuir o convite e levar Raffa Torres a um dos palcos juninos de Pernambuco. “Quem sabe? Eu acho que todos, não só o Raffa, mas todos têm que se sentir muito convidados para conhecer a nossa festa. Vale muito a pena. O Raffa e toda a turma daqui, que ainda não conhece, vão pra Caruaru. Vão conhecer os grandes festivais juninos”, brincou ele, com bom humor.
Além do reencontro entre eles, a noite contou ainda com a participação especial da cantora Raphaela Santos, uma das principais vozes do brega pernambucano. Juntos, interpretaram a canção Impossível. “É uma versãozinha de uma música internacional, mas que ficou muito linda, bem pequenininha, curtinha e daquele jeitinho que a gente gosta. Em breve vocês vão poder conferir ela nas plataformas digitais”, disse a dona do hit Quem é o Louco Entre Nós. Sendo a única mulher entre os convidados, a artista celebrou o convite. “Fiquei muito honrada. Eu sou muito fã do Raffa e já regravei algumas músicas dele. Admiro demais ele, tanto como compositor quanto como artista e é uma felicidade imensa estar aqui representando também o nosso brega”, finalizou.

No fim das contas, a noite não foi apenas sobre música, mas sobre memória, entrega e conexão. Raffa Torres cantou para um fã que partiu, celebrou o momento no palco junto com os amigos e entregou ao público mais do que um show: entregou quem ele é.



