ROBSON GOMES // [email protected]
Entre as muitas revelações que aconteceram em 2024, a cantora Uana certamente está entre elas. Embora esteja na estrada há algum tempo, este ano, a artista pernambucana furou a bolha do Estado e fez o Brasil inteiro conhecer seu nome através do seu álbum de estreia, Megalomania (Fábrica Estúdios, 2024), que bebe de fontes como o brega-funk, funk paulista, afrobeat e até house, o que lhe rendeu um ano bastante frutífero.
>> Retrospectiva 2024: o ano de Jurema Fox
“2024 foi um ano muito especial pra mim. Começou ali, no finzinho de 2023, quando ganhei o prêmio de artista revelação do WME Awards, da Billboard, feita para as mulheres do mercado da música no Brasil e na América Latina”, relembra a cantora. “Depois fui selecionada pelos canais Multishow/BIS para ser uma das artistas do Alerta Experimente, que é um programa de aceleração de talentos, representando a Região Nordeste. Lancei meu primeiro álbum, e fiz shows em palcos públicos como o Carnaval, Festival da Juventude, Rec’N’Play, além de festivais e fiz uma circulação, ainda que tímida, pelo Sudeste e Nordeste também”, completa ela, que também foi homenageada pela Câmara dos Vereadores por sua contribuição à cultura pernambucana.
Enquanto mulher preta, periférica e bissexual, Uana destaca a importância de estar ocupando vários espaços no meio musical. “É uma luta constante desconstruir preconceitos e algumas mentalidades, mas acho que tem dado certo. Não só olhando para a minha carreira, mas pensando em outros artistas negros e LGBTQIA+ do Nordeste, acho que temos feito esse trabalho árduo. Sabemos que, historicamente, é bem difícil fazer música tendo essas identidades, mas acredito que estamos, timidamente, chegando em um novo momento e conseguido conquistar novos lugares”.
Para Uana, o ano que se aproxima tem tudo para ser repleto de conquistas: “2025 é um ano que tenho muita expectativa de ser massa! Começaremos com o Carnaval em março, então pretendo fazer shows e ações nesse período para conseguir rodar com meu álbum pelo país. Acho que esse é um dos meus maiores objetivos em 2025: apresentar o Megalomania em outros estados”.
E um álbum inédito pode vir aí? A artista não descarta a possibilidade. “Acredito que posso lançar um novo disco em meados de 2025. Tenho muito trabalho planejado e espero poder estar com o meu público nesses novos desafios”, aposta Uana.