PEDRO FERRER
Giro Blog
Nem só de cidades históricas como Ouro Preto e Diamantina vive o estado de Minas Gerais. Nos últimos tempos, novos – e tão interessantes quanto – destinos estão sendo disputados pelos turistas. A convite do Governo de Minas, o Diario de Pernambuco visitou três cidades que compõem o Circuito do Frio: Extrema, Gonçalves e Monte Verde.
>> Leia a coluna Giro desta quarta-feira, 31/07/2024
Extrema está localizada no Sul de Minas Gerais, junto à Serra da Mantiqueira e às margens da Rodovia Fernão Dias. A prosa e a hospitalidade fazem parte do cotidiano da população, que nasceu e cresceu convivendo com a natureza. A cidade é repleta de parques, picos e trilhas, ideal para quem ama o contato com a natureza. Por isso, é bom se preparar para desfrutar ao máximo as paisagens, cachoeiras e outras belezas desse destino, que tem sido bastante procurado por quem adora praticar o ecoturismo.
Mas nem só de natureza vive a cidade mineira. Uma boa pedida é visitar a Cervejaria Extremosa, com seu cardápio de cervejas artesanais. O ideal é saboreá-las com um torresmo, dobradinha que deixa qualquer visitante com vontade de voltar.
Outro destino da Serra da Mantiqueira que vale muito uma visita é Gonçalves. Este pequeno vilarejo mineiro tem pouco mais de quatro mil habitantes e fica a cerca de 220 km de São Paulo e 460 km de Belo Horizonte. Entre os seus cartões-postais estão a Cachoeira das 7 Quedas e a Cachoeira do Cruzeiro. A cidade também oferece muitas trilhas e mirantes.
No centro de Gonçalves, uma feirinha realizada aos sábados oferece o melhor do artesanato local. Também vale a pena explorar os ateliês de arte, cafés e restaurantes. Na praça principal, com construções coloridas nos arredores, é possível desfrutar da tradicional cozinha mineira.
Mas o grande destaque na gastronomia local, atualmente, é o restaurante Sabor Sem Freio, de Danilo Costa, participante do programa MasterChef, da Band, em 2023. O caminhoneiro emocionou o público com sua história de vida e ainda chegou à semifinal do reality. Ele, que adora uma boa prosa, contou: “Fiz questão de montar o restaurante na roça, cercado pela natureza, com mata e cachoeira. Esse terreno é muito afetivo, era da minha falecida avó. Eu comprei de uma tia. Aqui passei parte da infância tirando leite para a despesa de casa, brincando e pescando no rio”, relata. E as estrelas do cardápio, claro, são os pratos que ele fez na atração televisiva.
Já Monte Verde, outra boa parada na Serra da Mantiqueira, tem se tornado um dos destinos mais procurados para curtir as baixas temperaturas no Brasil. E tem tudo o que é preciso para aplacar o friozinho no maior estilo: restaurantes de fondue, pousadas aconchegantes e um centro charmoso repleto de artigos de couro e fábricas de chocolate.
Para quem gosta de aventura, uma boa atração na cidade é a Mega Tirolesa da Fazenda Radical, que na verdade são duas tirolesas de 500 metros cada, a mais de 70 metros de altura. É de arrepiar. Como boa parte de Monte Verde ainda não foi asfaltada, as estradas de barro também são propícias para o turista se divertir andando de quadriciclo. Os passeios são oferecidos pelas agências de turismo (com quiosques no centrinho) e realizados em áreas rurais. Um verdadeiro passeio na roça.