ALLAN LOPES
Fotos: Divulgação
No Chile, um bom vinho sempre cai bem, ainda mais quando vem com sabor de tradição. A Vinícola Santa Rita, a 45 minutos de Santiago, é daquelas onde a bebida é apenas um dos alicerces da experiência. Inaugurado em 1880 no Valle del Maipo, o espaço proporciona não apenas degustações, mas também uma verdadeira imersão histórica, coroada pela imponente mansão que foi residência de verão de seu fundador, Domingo Fernández Concha. Com o voo semanal Recife-Santiago da Latam, a chance de conhecer roteiros menos óbvios tem sido um diferencial.
>> Trailer internacional de ‘O Agente Secreto’ é divulgado; confira
Transformado em hotel boutique em meados dos anos 1990, após meticulosa restauração, hoje constitui o coração da propriedade. O Casa Real, como é conhecido, distribui seus 16 quartos entre paredes que respiram tradição, envoltos por um parque centenário de 40 hectares, projetado pelo renomado paisagista francês Guillermo Renner.
A preservação histórica salta aos olhos. A restauração respeitou os usos e a configuração original da casa de estilo pompeiano. O saguão de entrada, os salões, o refeitório, a galeria interna e até a sala de bilhar mantêm, além da arquitetura do século 19, a mobília da época. O resultado é uma atmosfera autêntica de viver, ainda que por alguns dias, em uma mansão chilena de 145 anos, e das mais elegantes, seja para ler, conversar ou, claro, desfrutar de uma taça de vinho.
Entre os corredores do casarão, cada suíte conta sua própria história – não apenas pelos nomes que homenageiam os vinhos da casa, mas pelo caráter único de seus espaços. As menores (Casa Real Rooms) encantam com seus 30-50m2 e janelas que emolduram os jardins, enquanto as suítes majestosas (70m2) alternam entre vistas para o parque e pátios internos. Curiosamente, apenas os banheiros, revestidos de porcelanato, trazem um sopro de contemporaneidade neste universo secular.
A experiência se completa com uma caminhada matinal pelos 40 hectares do “quintal” da propriedade. Entre estátuas ornamentais, fontes e labirintos de buxo que remetem aos jardins renascentistas, os visitantes encontram a surpreendente Igreja de Santa Rita. Sua fachada neogótica contrasta harmoniosamente com o interior, onde arcos de meio ponto e abóbadas revelam influências do estilo românico.
Com dez opções de tours diferentes, a maioria com guias em português, a Viña Santa Rita oferece experiências para todos os perfis de visitantes. Desde enófilos experientes até quem está dando os primeiros passos no mundo dos vinhos, cada roteiro revela aspectos únicos da produção contemporânea e da rica história da prestigiada vinícola, também reconhecida entre as melhores do mundo pela revista World’s Best Vineyards, em uma imersão sensorial na cultura do vinho chileno.