Depois de dois anos de pesquisa e da digitalização de quase 200 fitas, o projeto Acervo do Vídeo Popular em Pernambuco será lançado nesta sexta-feira (26). No evento, realizado no Centro de Cultura Luiz Freire, em Olinda, a partir das 18h, será realizada uma mostra de oito dos filmes do acervo, produzidos pela TV Viva, SOS Corpo e MST entre as décadas de 1980 e 1990, seguida de uma roda de conversa.
>> Leia a coluna Giro desta quinta-feira, 25/07/2024
A mostra faz parte de um ciclo de exibições públicas que, nesse segundo semestre, passa pelo Armazém do Campo – equipamento cultural do MST – pela sede do SOS Corpo e pela Cinemateca Pernambucana. Também faz parte do projeto, a construção de um site/repositório que disponibilizará gratuitamente o acervo digitalizado e categorizado.
“O projeto nasce da pergunta ‘o que a produção audiovisual gestada na parceria entre realizadores e movimentos sociais no passado recente têm a nos ensinar hoje?”, explica Vinícius Andrade, coordenador da pesquisa. Segundo ele, essa produção participou e incidiu em acontecimentos decisivos de nossa história, como a campanha pelas eleições diretas e a formulação da constituição de 1988, ficando conhecida como Movimento do Vídeo Popular.
“Era um contexto de vitalidade e participação democrática e popular efervescentes que são muito inspiradores e que precisam ser preservados”, afirma Caioz, produtor e responsável pela gestão técnica do projeto. “O material vasto que digitalizamos tem a potência de narrar as lutas a partir do ponto de vista autônomo dos movimentos sociais e isso é precioso e não pode se perder com o tempo”, completa.
Entre os filmes dessa primeira mostra estão Profissão Doméstica, de 1985, da TV Viva, cenas do grupo de Teatro Loucas da Pedra Lilás, filmados em 1989, pelo SOS Corpo e o discurso de Jaime Amorim em frente ao Fórum de São Bento do Una, em 1998, registrados pelo MST. A ocasião marca também a celebração dos 40 anos da TV Viva, um dos principais coletivos de comunicação independente do Estado.
SERVIÇO
Lançamento do projeto Acervo do Vídeo Popular em Pernambuco
Onde: Centro de Cultura Luiz Freire (Rua 27 de Janeiro, 181 – Carmo, Olinda)
Quando: 26 de Julho (sexta-feira)
Hora: 18h
Entrada gratuita.
Informações: Instagram @acervodovideopopularpe