Celebrando 20 anos de história, a tradicional Caminhada do Forró abre os festejos juninos na capital pernambucana nesta quinta-feira (12). A concentração será na Rua da Moeda, às 17h, com a proposta de fazer o maior arraial em linha reta da cidade. O evento homenageia o forró tradicional e transforma o bairro em um grande palco para sanfoneiros, dançarinos e foliões, recriando a atmosfera do sertão no coração da capital.
A programação começa com o trio Xinelo Rasgado e conta com shows de Irah Caldeira, Larissa Lisboa, Juba, César Amaral, Pecinho e Josildo Sá, que participa desde a primeira edição. O aquecimento musical vai até 19h30, quando os sanfoneiros se preparam para puxar o cortejo até a Praça do Arsenal, onde há um palco montado.
Segundo Terezinha do Acordeon, responsável pelos sanfoneiros desde o início do evento, cerca de 100 músicos irão liderar o cortejo deste ano ao som de coco, baião, xote, arrasta-pé e forró.

A edição deste ano trará uma apresentação instrumental Sanfônica com várias gerações de músicos. Terezinha do Acordeon, por exemplo, vai dividir o palco com Karol Maciel, Cezzinha, Felipe Costa, Beto Hortiz, Toninho do Acordeon e Ângelo Gabriel, nomes que ajudam a manter viva a tradição da sanfona no estado.
Lei consagra Paixão de Cristo manifestação cultural nacional
No entanto, a grande novidade da 20ª Caminha do Forró é a estreia de Chico César no evento, ao lado de artistas como Silvério Pessoa, Nádia Maia, Cristina Amaral, Rogério Rangel, As Januárias, Laís Sena, Roberto Cruz, Sarah Leandro, André Macambira, Liv Moraes e Almério.
O evento é produzido pela Acontecer Projetos Culturais, com patrocínio da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura (FCCR), e do Governo de Pernambuco, via Fundarpe.