Search
Close this search box.

.

Temporada França-Brasil 2025 terá mais de 40 evento em Pernambuco

A Embaixada da França no Brasil promoveu, nesta terça-feira (26), no Teatro da Caixa Cultural, apresentação dos destaques da Temporada França-Brasil 2025. O evento celebra mais de dois séculos de relações diplomáticas entre os dois países e é fruto de um acordo entre os presidentes Emmanuel Macron e Luiz Inácio Lula da Silva.

A Temporada França-Brasil, que teve início em abril deste ano com eventos na França, agora se expande para o Brasil, com mais de 300 atividades programadas em 15 cidades até dezembro. Em Pernambuco, estão previstos cerca de 40 eventos, entre apresentações, encontros e debates que fortalecem a relação cultural entre os dois países, reunindo artistas, intelectuais e o público em torno de temas como identidade, sustentabilidade, patrimônio e inovação.

Entre os destaques estão a presença da cantora Zaho de Sagazan, uma das revelações da cena europeia, no festival No Ar Coquetel Molotov 2025; participações relevantes de artistas franceses no MIMO e no Festival de Circo; além do Pavillon Français “Living With”, no Pátio de São Pedro, durante o Rec’n’Play.

A programação em Pernambuco começa nos dias 4 e 5 de setembro com a apresentação do projeto coreográfico franco-brasileiro “Até aqui tudo bem”, dirigido por Bouba Landrille Tchouda, que será exibido na abertura do Festival Cena Cumplicidades. O espetáculo explora temas de luta, resistência e libertação e será apresentado no Teatro Santa Isabel.

Além disso, o MIMO Festival retorna a Olinda de 12 a 14 de setembro com um line-up de artistas franceses renomados, incluindo o saxofonista Samy Thiébault e o acordeonista Lionel Suarez, que prometem um intercâmbio musical rico e diversificado.

O Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, também será palco do espetáculo “A Mon Seul Désir” nos dias 9 e 10 de outubro, que discutirá a relação entre o homem e a natureza por meio de uma experiência que mescla dramaturgia, música e artes visuais.

Outro destaque será o Pavilhão Francês “Living With”, que será exibido no REC’n’Play, de 15 a 18 de outubro. O projeto, que aborda práticas coletivas e o direito à moradia digna, reflete sobre a arquitetura como um motor de transformação frente às crises contemporâneas, como as mudanças climáticas e desigualdades urbanas.

A programação também inclui a Residência Design e Artesanato, que ocorrerá de 27 de outubro a 1º de dezembro, promovendo intercâmbio de técnicas entre jovens graduados da Ecole Nationale Supérieure des Arts Décoratifs e estudantes brasileiros, além do No Ar Coquetel Molotov 2025, que acontecerá em 6 de dezembro.

A Temporada é uma colaboração entre o Instituto Guimarães Rosa e o Institut Français, sob a égide dos Ministérios da Cultura e das Relações Exteriores de ambas as nações.

Compartilhe :
Twitter
LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE