Confira a versão em texto da coluna Giro desta terça-feira, 27 de janeiro de 2026.
Pela saudade que invade
Nesta terça-feira, os atores Carlos Albuquerque (foto), Lucas Barreto, Luiz Sebastião, Amanda Clélia, Beto Steremberg e Marcos Zé subirão ao palco do Apolo para encenarem Saudade, Sentimento sem Tradução, destaque da programação do Janeiro de Grandes Espetáculos.
Para a diretora Hyrlis Leuthier, a peça convida o público a reconhecer suas próprias saudades nas histórias intimas reveladas em cena. “O texto retrata este sentimento como uma experiência universal”, afirma Carlos.
Rebelde
Declarando o Brasil como sua segunda casa, o cantor mexicano Christian Chávez já puxou o bloco Chá da Alice, sábado passado, no Rio de Janeiro, ao lado do Sambay e do Babado Novo. Amanhã, o eterno RBD chega ao Recife para mostrar no Teatro RioMar a turnê Para Siempre.
Animação
No próximo dia 12, o bloco FiIhos da Pauta, do Conservatório Pernambucano de Música, vai desfilar nas ruas do Recife Antigo. Os foliões serão animados por uma orquestra formada por músicos do próprio CPM.
Haja folia
A Casa PE no Carnaval Bar-chef, em Olinda, vai oferecer aos foliões, além da estrutura premium, diversas atrações, incluindo Guerreiros do Passo, Patusco, Sambadeiras, DJ Tutu Moraes, orquestras de frevo e grupos de maracatu.
Arte dos anos 1990
O Museu do Estado de Pernambuco e a Fundarpe inauguram, amanhã, às 19h, a exposição Isso é Bem Anos 90!, no Hall Cícero Dias. A mostra, que reúne obras garimpadas no acervo do próprio MEPE, propõe um mergulho na efervescente produção artística pernambucana da década de 1990. Muitas delas, inclusive, são premiadas. A curadoria é assinada pelo diretor do museu, Rinaldo Carvalho, com cocuradoria do artista plástico Márcio Almeida.
Imaginário ancestral
Já na Galeria Espaço Cactus, no Cais do Sertão, segue em cartaz, até 15 de março, a exposição Da Próxima Vez, o Fogo!, que marca a estreia do artista visual pernambucano Laos. A mostra, com curadoria de Isabela Reis, reúne 36 ilustrações em nanquim bico de pena. Nascido e criado em Brasília Teimosa, Laos apresenta um conjunto de obras predominantemente em preto e branco, que trazem como referência o imaginário ancestral afro-brasileiro.
Nomeação
Roberto Pereira foi nomeado pelo presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto, para assumir a Secretaria de Auditoria Interna. Após ouvir o corregedor-geral da Justiça, Francisco Bandeira de Mello, o Pleno homologou o nome de Pereira, que terá, segundo ele, a missão pedagógica de construir instrumentos voltados à continuidade da boa governança existente no TJPE.
Na capital
A jornalista Germana Accioly de mudança para Brasília, onde vai integrar a equipe de comunicação do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores.
Posse
A advogada Virginia Neves Baptista toma posse como presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família em Pernambuco, na quinta, às 17h30, na Esmape. A solenidade vai contar com palestra da advogada e professora dos cursos de Direito da Unicap e da UPE, Maria Rita Holanda.
Aliança
Ao final da sessão de Pela Noite, no Janeiro de Grandes Espetáculos, o ator Rogério Wanderley pediu sua noiva, a gerente de contas Analu Gama, em casamento. Teve aliança e tudo no palco do Santa lsabel. Adaptada de um texto de Caio Fernando Abreu, a peça trata de amor e solidão entre homens gays e será reapresentada dia 1°, no Hermilo.
Niver
Alexana Vilar Calado, Bianca Pinho Alves, Carmen Peixoto, Denise Vilar, Dora da Fonte Medeiros, Fabiana Catão, Gilberto Tavares de Melo, Gilmar Tenório Filho, Izabela Fernandes, João Bosco Teixeira, Lúcia Vecchione, Márcia Moura Magalhães, Renata Bezerra de Melo, Renato Ferraz e Tatiana Nascimento.


