Considerado o segundo sushiman japonês mais antigo em atividade no Brasil, Shigueru Hirano está há um ano e meio no Recife, onde à convite do empresário Bruno Kehrle, veio para a capital pernambucana para se dedicar ao Mazu Sushi, restaurante inicialmente instalado em junho de 2023 dentro do Ostramar, em Casa Forte, Zona Norte da cidade. Há dois meses, o Mazu, que segue a linha do menu japonês tradicional, mudou para o Poço da Panela, seguindo o mesmo perfil intimista com capacidade para 30 pessoas.
>> Leia a coluna Giro desta terça-feira, 08/10/2024
O japonês Shigueru Hirano nasceu em Nagasaki, em 1953, e tem 71 anos. Em 1961, chegou ao Brasil, onde mora há 63 anos. Já trabalhou no Rio de Janeiro, no Zen Restaurante, em Botafogo. Em São Paulo, foi sócio do restaurante Tanuki, na Vila Madalena, do Sakura Sushi, em Moema e teve seu próprio restaurante em Itaim Bibi, o Shigueru.
O extenso cardápio se dedica sobretudo a pedidas clássicas, porém é repleto de iguarias, dificilmente encontradas em casas japonesas no Recife. São eles ouriço do mar; atum bluefin espanhol, pescado e criado na Espanha; enguias enrolados em omelete japonês; mini polvo; água viva, além dos peixes do Sul, que são de água gelada, como atum do Sul, olho-de-boi, carapau, serra, baiacu, considerado prato de luxo no Japão. Entre outros peixes diferenciados do menu, buri, linguado, cavalinha, sardinha, garoupa, camarão rosa do mar e olhe-te.
“Nosso foco é na qualidade dos insumos, na valorização dos cortes perfeitos, na variedade de iguarias, e na gastronomia clássica e tradicional japonesa”, comenta o empresário Bruno Kehrle. Além disso, são servidas peças sempre bastante frescas, que não são congeladas e chegam semanalmente no japonês. Famoso pelo seu trabalho artesanal, o sushiman faz questão de cuidar sempre de todos os detalhes: desde a escolha dos peixes diretamente selecionada por ele, o preparo e o corte até a entrega do prato na mesa ou balcão e o atendimento ao cliente.
Segundo Shigueru, o prato mais solicitado é o Omakase, um menu confiance em que o chef define os pratos da refeição, tendo a opção individual, que serve bem e o Especial para três. De sobremesa, o destaque é o sorvete de queijo feito no próprio restaurante, que é servido com farofa crocante e calda de goiabada, além da torta de matcha com sorvete de gengibre.