Search
Close this search box.

.

Sambistas prestam tributo a Beth Carvalho em álbum digital

A eterna “Madrinha do Samba”, Beth Carvalho, recebe um tributo à altura de seu legado. O Sambabook – plataforma dedicada à cultura sambista – lança nesta quinta-feira (3) o álbum digital Sambabook Beth Carvalho, sexta edição do projeto da Musickeria. A homenagem inclui um audiovisual com 26 faixas, disponível nas plataformas digitais e no canal oficial do Sambabook no YouTube.

O Sambabook Beth Carvalho dá continuidade à realização da Musickeria, que promove uma experiência multiplataforma desde 2011. Após homenagear lendas como João Nogueira, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara e Jorge Aragão com gravações exclusivas e elencos estelares, a sexta edição celebra a “Madrinha do Samba” incluirá um caderno de partituras, com transcrição dos arranjos originais dos sambas; ambiente na web, com portal e redes sociais, além de uma discobiografia, escrita pelo jornalista e pesquisador Rodrigo Faour..

O livro cataloga os álbuns de carreira e as participações de Beth em discos de outros artistas, compactos e projetos especiais, a partir de sua estreia, no final de 1965. A Musickeria vai editar ainda um compacto em vinil com duas faixas extraídas do Sambabook: Coisinha do Pai, gravada por todos os artistas, e Andança, na nova versão de Luana Carvalho e os Golden Boys.

Maria Rita e Seu Jorge. Foto: W. Possato/Divulgação

Como não poderia ser diferente, O Sambabook Beth Carvalho reúne grandes nomes do samba, a começar por Zeca Pagodinho e Jorge Aragão. Eles dividem espaço com outros ícones como Leci Brandão e Xande de Pilares, novos talentos como Ferrugem e artistas que transitam por outros estilos, como Fagner, Maria Rita, Seu Jorge, Zelia Duncan e Luedji Luna. Já os músicos Gabriel Grossi, Hamilton de Holanda, Nicolas Krassik, Marcelinho Moreira e Rildo Hora criaram versões instrumentais especialmente para o projeto.

Idealizador e diretor artístico do Sambabook, Afonso Carvalho faz um balanço do projeto. “O Sambabook é uma seleção de craques. O time de convidados que reunimos a cada edição é de excelência. Desta vez, trouxemos ainda os músicos maravilhosos que faziam parte da banda da Beth”. Sobre a escolha de Beth Carvalho como estrela desta edição, Afonso pontua: “Ao prestarmos um tributo à ela, estamos homenageando também todos os compositores que a Beth resgatou, gravou e revelou para o Brasil”.

Leci Brandão participa do disco. Foto: W. Possato/Divulgação

Para a cantora e compositora Teresa Cristina, Beth Carvalho é mais que uma inspiração: trata-se de uma curadora musical pessoal. “O repertório da Beth é muito simbólico para a música brasileira, para as cantoras de samba. Ela gravou tudo o que quis, todos os compositores que ela julgou importantes. Uma coisa que eu aprendi com a Beth Carvalho foi frequentar todas as rodas de samba que eu puder. Ela ia a todas, não importava onde era. Sempre que eu me deparo com uma roda de samba nova, em lugares que eu poderia não ir por preguiça ou por distância, eu penso: a Beth Carvalho iria nessa roda? Iria. Então eu vou”.

A partir de 8 de maio, o Sambabook Beth Carvalho vira turnê nacional, com shows em São Paulo (VIBRA SP, dia 8/05) e Rio de Janeiro (Vivo Rio, 15/05). A Banda da Madrinha – formada por músicos que acompanharam Beth Carvalho e gravaram no projeto – se junta a convidados como Arlindinho, Sombrinha e Paula Lima. Novas datas serão anunciadas nas redes do Sambabook.

Compartilhe :
Twitter
LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE