No ano de 2002, a TV Globo e a Telemundo, braço hispânico da rede americana NBC, realizaram em coprodução um remake da icônica novela Vale Tudo, considerada até hoje uma das principais novelas da teledramaturgia brasileira. Adaptada por Yves Dumont, Vale Todo (título da nova versão) teve direção-geral de Wolf Maya e um elenco de língua hispânica. Foi a primeira produção da Globo voltada exclusivamente para o mercado externo.
>> Leia a coluna Giro desta quarta-feira, 11/12/2024
Entre os grandes atores que fizeram parte desta nova versão, estavam Antônio Fagundes – ator da novela original – que fez uma participação como Salvador, pai de Raquel, e Itatí Cantoral, conhecida do público brasileiro por ter interpretado a grande vilã do sucesso mexicano Maria do Bairro, Soraya Montenegro, como Raquel Acioli, a mocinha vivida por Regina Duarte em 1988.
Algumas mudanças em Vale Todo foram feitas para aproximar a história dos telespectadores latinos. Uma delas foi a troca do nome da vilã Odete Roitman para Lucrécia Roitman. O papel da megera imortalizada por Beatriz Segall foi dado à atriz cubana Zully Montero. A versão hispânica também modificou a resposta da famosa pergunta ‘Quem Matou Odete Roitman?’. Enquanto no Brasil, a assassina foi Heleninha (Cássia Kis), por lá decidiram ir pelo clichê de culpar o mordomo Eugênio. Além disso, o casal de lésbicas que tinha na trama brasileira foi excluída do remake, acrescentando ainda um núcleo de mexicanos que viviam no Brasil.
A grande produção, porém, não deu certo. A versão latina de Vale Tudo não teve a audiência esperada e acabou sendo encurtada. Com previsão de 150 capítulos, a novela terminou por lá no capítulo 100. Ainda chegaram a convocar Walther Negrão para colaborar na adaptação e tentar salvar a história, mas em entrevista na época para a Folha de S. Paulo, Negrão disse que a trama “seguiu brasileira demais”, causando um afastamento do público latino nos Estados Unidos.
A baixa repercussão de Vale Todo não justificava o investimento de US$63 mil por capítulo. E segundo pesquisas feitas pela Telemundo, o público rejeitou o embate entre mãe e filha, que é a principal trama da novela brasileira escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères. Dito isto, o que podemos esperar do remake de Vale Tudo escrito por Manuela Dias? É esperar chegar março de 2025 para saber.