A Paixão de Cristo de Triunfo, a 423 quilômetros do Recife, completa 50 anos, apresentando ao público várias novidades, como cenas inéditas e novos personagens. O drama da Paixão é apresentado no Parque Iaiá Medeiros Gastão, conhecido como Via Verde, e considerado o primeiro teatro ao ar livre do Sertão. A encenação, que está a cargo do Grupo de Teatro Nós em Cena, acontece nos próximos dias 17 e 18 de abril, às 19h, com entrada gratuita.
>> Leia a coluna Giro desta quarta-feira, 02/04/2025
O espetáculo, inserido no calendário turístico do Estado a partir deste ano, exibe ainda outra novidade: próximo ao portal de entrada na Via Verde haverá um telão onde será projetado um documentário sobre o drama da Paixão ao longo de 50 anos. Entre as cenas inéditas da temporada 2025 estão: Adão e Eva no paraíso, a profecia de Abraão, a trajetória de Maria Madalena antes de conhecer Jesus e a ressurreição de Lázaro. A montagem também trará um número maior de integrantes: 90, entre atores e figurantes.
A cada ano, são feitas interferências contemporâneas na encenação sem deturpar a história original. As 18 cenas da atual montagem, além das inovações, trazem os tumultos que a presença de Cristo causou ao redor do Templo sagrado, os atritos com os fariseus, a Última Ceia, a traição, prisão, julgamento, flagelação, Crucificação, Sepultamento e Ressurreição. A estrutura cenográfica natural da Via Verde permite que o público acompanhe a peça ao ar livre num cenário de encantamento e magia.
Além disso, a inclusão social ganha papel de destaque na montagem com a participação de atores autistas da própria comunidade. A questão inter-racial continua presente na encenação com a presença de uma atriz negra, Ana Oliveira, desempenhando pelo terceiro ano consecutivo o papel de Maria, mãe de Jesus. Também estarão em cena cinco postulantes do Convento São Boaventura, localizado naquela cidade.
“Esta celebração é um momento de alegria e reflexão para nossa comunidade e para quem vem de fora. Estamos ansiosos para compartilhá-la com o público e celebrar a fé, a esperança e o amor que unem a todos”, comenta Bruno Alves, diretor geral da Paixão de Cristo. “Será um megaespectáculo com show de iluminação, fogos de artifício, telão e figurino renovado. Tudo isso para dar mais brilho à encenação que completa 50 anos”, complementa.
O Grupo de Teatro Nós em Cena foi fundado em 2012 com a montagem da peça O Rico Avarento, de Ariano Suassuna. De lá para cá, não parou mais, sendo o espetáculo da Paixão o seu carro-chefe.
A encenação triunfense é a segunda mais antiga do Estado, depois da tradicional montagem em Fazenda Nova, no Agreste.
Durante a Semana Santa, o município localizado no Sertão do Pajeú ainda realiza ainda a quinta edição do Festival de Vinhos, Queijos e Delícias de Triunfo, de 17 a 19 deste mês, a partir das 20h, no Pátio de Eventos Maestro Madureira, no centro da cidade.
SERVIÇO
Paixão de Cristo de Triunfo – Uma Vida Por Amor
Dias: 17 e 18 de abril (quinta e sexta-feira)
Onde: Parque Iaiá Medeiros Gastão (Via Verde, Triunfo)
Horário: 19h
Entrada gratuita