Confira a versão impressa da coluna Giro desta quarta-feira, 31 de julho de 2024.
Viva Osman Lins!
As comemorações do centenário do escritor Osman Lins terão início nesta quarta, em sua cidade natal, Vitória de Santo Antão. “A obra dele é eterna. E assim queremos que fique. Estamos tentando reeditar livros esgotados e em negociações para que uma peça sua de teatro vire minissérie”, conta a jornalista Letícia Lins, filha do autor de Lisbela e o Prisioneiro.
“Tenho certeza que ele ficaria muito feliz se visse como sua obra, hoje, desperta ainda emoções entre os adolescentes nesses tempos de cultura tão efêmera. Há alguns professores de Letras, como Robson Telles, que são incansáveis batalhadores na guerra para divulgar seu trabalho”, conta Letícia. “Mas infelizmente, no Recife, até agora o centenário dele passou batido”.
Abelardo
Nesta quarta, às 17h, a OAB inaugura uma galeria do saudoso Abelardo da Hora, composta da coletânea de quadros Meninos do Recife. Um reconhecimento ao grande artista no dia do seu centenário.
Evento
A 6ª edição da Fenaprove, feira de proteção veicular, acontecerá no dia 7, no Pernambuco Centro de Convenções. Além de trazer as tendências e soluções de tecnologia para empresários do setor, ela conta com palestras que rolarão durante todo o dia de forma simultânea. Otimização e redução de custos será um dos temas oferecidos. É a primeira vez que o evento acontece no Nordeste.
Ópera para todos
O Teatro de Santa Isabel receberá, entre 23 de agosto e 8 de setembro, o V Festival de Ópera de Pernambuco. A realização é da Academia de Ópera e Repertório e da Sinfonieta da UFPE, sob a direção artística do maestro Wendell Kettle. Entre os destaques está A Princesa do Catete, obra de 1883 assinada pelo músico Euclides Fonseca em parceria com o escritor Carneiro Vilela, que precisou ser orquestrada pelo maestro e faz parte do acervo sob custódia do Instituto Ricardo Brennand (IRB).
Carnaval em agosto
Com convidados como Rita Fernandes, presidente da Associação de Blocos de Rua do Rio de Janeiro, e Paulo Miguez, reitor da Universidade Federal da Bahia, além dos músicos Siba e Russo Passapusso, o seminário País do Carnaval acontece de 13 a 15 de agosto, na Fundaj do Derby. O objetivo é discutir as várias facetas da festa em tempos de novas tecnologias e as especificidades do carnaval em diferentes cidades do Brasil. À frente, estão Silvana Meireles, Renato L e Janaína Guedes.
Riscos do tabagismo
O oncologista Diogo Sales, da Oncoclínicas no Recife, alerta para os riscos do tabagismo no desenvolvimento do câncer de bexiga. “Pacientes que fumam tendem a ter tumores mais agressivos. No entanto, ao cessar o consumo, o risco diminui progressivamente”, diz. A exposição a substâncias químicas, uso de dietéticos e histórico familiar também são ameaças.
Workshops
Neste domingo, a partir das 14h, o Recife Outlet trará dois criadores de conteúdo digital para compartilhar suas habilidades em workshops gratuitos. Bruno BBQ dará dicas de como fazer o churrasco perfeito. Já Ângelo Nunes apresentará a arte da harmonização de vinhos. O centro de compras de descontos, que fica em Moreno, já conta com mais de 70 lojas de marcas nacionais e internacionais.
Retrofit
Sônia Medeiros, gestora de hotelaria do HY Hotels, localizado na Avenida Boa Viagem, acompanha o retrofit com foco no mercado de luxo do empreendimento. Recentemente foi entregue a nova academia e, até o final do ano, será inaugurada uma nova área de lazer com piscina com borda infinita.
Premiada
A fono Dryelle Azevedo, especialista nos distúrbios alimentares pediátricos e sócia da Clínica Despertar, foi indicada ao Prêmio Expressão Nordeste, cuja entrega vai acontecer em dezembro, no Cabanga Iate Clube.
Retrô
No sábado, o Sambinha Retrô ganhará mais uma edição no Classic Hall, a partir das 20h, com grandes estrelas do pagode dos anos 1990. A programação inclui o Raça Negra, com seus megahits, e o Samba 90 Graus, formado por Marcio Art, Chrigor e Netinho de Paula, representando o Art Popular, Exaltasamba e Negritude Junior.
>> Raça Negra é uma das atrações do ‘Sambinha Retrô’ em Olinda
Cuidados na UTI
Ficar muito tempo em uma UTI pode gerar confusão mental. É o que se chama de delirium, um estado de consciência que afeta boa parte dos pacientes internados. “Alguns fatores que podem contribuir para a síndrome são idade avançada, infarto e AVC”, comenta o presidente da Sociedade de Terapia Intensiva (Sotipe), Arthur Faria. “Ao identificar o delirium, o profissional deve minimizar os fatores de risco e prescrever medicamentos para reequilibrar as substâncias cerebrais”, explica.
Niver
Alcides Cardoso Filho, Carlos Queiroz, Gilberto Cunha, Gildo Vilaça Filho, João Antunes Vasconcelos, Juliana Guerra Correia, Magnus Henrique Lopes (bispo), Maria Helena Brennand e Marina Helena Lundgren.