ANDRÉ GUERRA
Foto: Guillermo Garza
Em seu fim de semana de lançamento no circuito comercial nacional, O Último Azul, novo filme do diretor pernambucano Gabriel Mascaro (de Boi Neon e Divino Amor), conquistou mais de 56 mil espectadores em apenas 159 salas, alcançando a melhor média de público por sala.
Vencedor do Urso de Prata no 75º Festival de Berlim e selecionado para a prestigiada sessão de abertura do 53º Festival de Cinema de Gramado, o longa distópico com Denise Weinberg, Rodrigo Santoro e Adanilo teve uma turnê de pré-estreias em diversos estados, como Pernambuco, Amazonas, São Paulo e Rio de Janeiro.
Com distribuição da Vitrine Filmes, O Último Azul conta a história de Tereza, uma mulher de 77 que vive em um Brasil no qual as autoridades obrigam os idosos acima de 75 anos a irem morar numa colônia na Amazônia. Recusando-se a ir, a protagonista entra em sua própria jornada de autodescoberta em busca de liberdade.
O lançamento do filme de Mascaro ocorre também na Semana do Cinema, iniciativa de barateamento dos ingressos para democratizar o acesso às salas e ampliar a visibilidade das produções nacionais.