.

Ação sobre salário mínimo e custo de vida chega às feiras do Agreste pernambucano

A circulação da performance Grande Prêmio Brazil começa a partir desta quinta (4) pelo Agreste pernambucano. O Nexto leva a disputa simbólica entre o Salário Mínimo e o Custo de Vida para as feiras de Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru, transformando as ruas em palco para uma reflexão direta sobre desigualdade e sobrevivência econômica.

Idealizada por Andréa Veruska e Wagner Montenegro, criadores do Nexto, a ação é inspirada em uma cena de Revolução na América do Sul, de Augusto Boal. Na performance, Andréa assume o papel do Custo de Vida, sempre à frente, enquanto Wagner interpreta o Salário Mínimo, que tenta alcançá-lo em marcha atlética, metáfora que dialoga com desafios que atravessam gerações.

Criada em 2022 como videoperformance, hoje disponível no YouTube do grupo, a obra nasceu em meio à recessão e ao retorno do Brasil ao Mapa da Fome. Agora, retorna às ruas em novo contexto, considerando demandas atuais como o impacto de tarifas internacionais sobre produtos ligados à vida nas feiras e no campo, sem perder seu caráter crítico e artístico.

A itinerância passa por Toritama no Parque das Feiras, por Santa Cruz do Capibaribe no Calçadão Miguel Arraes e encerra em Caruaru, na Feira da Sulanca. O projeto conta com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc Pernambuco (PNAB-PE), por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Governo de Pernambuco e Governo Federal.

Compartilhe :
Twitter
LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE