A Mostra Pankararu de Música, um evento que vai além da música e promove uma imersão profunda nas tradições e saberes do povo Pankararu, realiza sua quinta edição no interior de Pernambuco. A partir desta quinta (14) até sábado (16), a Aldeia Bem Querer de Cima, entre as cidades de Tacaratu, Jatobá e Petrolândia, no Território Indígena Pankararu, sertão do Estado, será o palco de uma celebração que coloca em destaque o protagonismo indígena e a preservação da memória cultural. São atividades artísticas, culturais, musicais e vivência do cotidiano indígena, além de apresentações de artistas como Almério e Lucas dos Prazeres, aliadas às das tradicionais, como Buzzo Pankararu e o Coral das Crianças da Aldeia Bem Querer de Cima.
>> Entrevista: Cissa Guimarães se despede de ‘Doidas e Santas’ no Recife
Com o tema ÌANE KWÀRÁSI (nosso sol), a V Mostra Pankararu de Música é um espaço único para a vivência das tradições Pankararu, onde o contato com a cultura indígena é proporcionado através de oficinas, trilhas, palestras e atividades que envolvem música, dança e artesanato. O foco central do evento é o empoderamento das crianças Pankararu, que são incentivadas a se tornarem guardiãs de sua identidade e herdeiras de um legado cultural rico e ancestral.
Gean Ramos, idealizador da mostra, explica que os preparativos começaram muito antes do evento. “Realizamos um trabalho de formação com os professores da região, incorporando ações culturais no calendário escolar. Nossas oficinas de música e poesia são pensadas para despertar o interesse das crianças, valorizando a tradição Pankararu e a preservação de nossa memória. Esse ano é a nossa quinta edição e nós estamos nos propondo a observar e aprender com as crianças, como elas têm processado os ensinamentos que o território oferece,” diz Gean.
A participação ativa da comunidade na montagem da estrutura do evento, incluindo o palco, banheiros e cozinha coletiva, reafirma o caráter colaborativo e autêntico da Mostra Pankararu de Música. Nos dias de mostra, estão programados shows, trilhas, palestras, teatro, recital de poesias, feirinha de artesanato, entre outras atividades.
O evento indígena acontece por intermédio do Instituto Aió Conexões Pankararu, um espaço multicultural que sedia as atividades da Mostra Pankararu e foi fundado por Gean. É lá que todos se unem para traçar os caminhos que levarão à realização da MPM, com ações culturais, educativas e de sustentabilidade e manutenção do território. A Mostra conta com a parceria e patrocínio da Abayomi Juristas Negras e da Casa dos Ventos, Tem também o incentivo da secretaria de Cultura do Governo do Estado, através do Comitê de Cultura e da Prefeitura da Cidade de Tacaratu. Embora atrações conhecidas nacionalmente estejam confirmadas, o verdadeiro destaque da mostra é a imersão nas vivências indígenas e a valorização da identidade cultural do povo Pankararu.
Programação de Shows
A V Mostra Pankararu de Música também conta com uma programação especial de shows que se estende pelos três dias de evento, com destaque para artistas que trazem a essência da cultura local e a valorização das tradições indígenas.