Search
Close this search box.

.

Morre Wanderley Tribeck, o primeiro intérprete do palhaço Bozo no Brasil

Morreu na noite desta terça-feira (18), aos 73 anos, Wanderley Tribeck, a primeira pessoa a interpretar o palhaço Bozo no Brasil entre os anos de 1980 a 1985 no SBT. Vivendo atualmente como um pastor evangélico da Assembleia de Deus, o ex-artista teve um enfarto em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

>> Leia a coluna Giro desta quarta-feira, 19/06/2024

Segundo informações do G1, Wanderley passou mal pela manhã e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Depois, foi levado ao Hospital Municipal Ruth Cardoso, na cidade catarinense, mas não resistiu e morreu por volta das 23h.

Conhecido artisticamente como Wandeko Pipoca antes de converter-se e tornar-se pastor, o ex-palhaço deixa a esposa, um filho e duas netas. Segundo a família, Wanderley Tribeck será velado na Central de Luto em Camboriú.

O SBT emitiu uma nota de pesar sobre a perda de Wanderley Tribeck nesta quarta-feira (19). Leia na íntegra:

O primeiro Bozo brasileiro a nos ensinar que o melhor é “sempre rir”, nos deixou: Wanderley Tribeck, faleceu na noite de ontem, 18, aos 73 anos, em decorrência de um infarto. Ele se sentiu mal em casa, na cidade de Balneário Camboriú (SC) e foi levado para o Hospital Municipal Ruth Cardoso, mas não resistiu e faleceu à noite.

Artista nato e tendo a veia circense como um dom, Wanderley Tribeck criou o palhaço Wandeko Pipoka, na década de 70, tendo se apresentado em diversos circos pelo Brasil, e participado de programas de TV apresentando números, dentre eles o Show de Calouros, onde conheceu Valentino Guzzo, que o indicou para um teste promovido por Silvio Santos e o detentor dos direitos do palhaço Bozo, Larry Harmon. Desenvolto e talentoso, Wanderley foi escolhido tanto por Silvio, quanto por Larry, para ser o primeiro Bozo brasileiro.

Em 1980, é contratado pela TVS, estreando o programa em setembro do mesmo ano. O sucesso imediato e a brasilidade de Wanderley, abriram caminho para tornar o palhaço Bozo o “maior amigo da garotada”, virando febre com o lançamento, já no mesmo ano, de brinquedos e produtos infanto-juvenis, um LP, além de conquistar a liderança de audiência. O programa tinha duração de 30 minutos, esquetes humorísticas e brincadeiras com o auditório.

Wanderley comandou também o dominical Silvio Santos e Bozo, uma atração infantil do Programa Silvio Santos, em que Silvio e Bozo interagiam nas atrações. Sempre com muito êxito, ganhou o Troféu Imprensa de melhor programa infantil de 1980 (na eleição de 81) e de 1981 (na eleição de 82).

Após deixar o SBT em 1982, Wanderley comandou atrações nas TVs Record e Gazeta, retomando seu personagem Wandeko Pipoka.

Toda a diretoria do Sistema Brasileiro de Televisão vem a público agradecer Wanderley pelo pioneirisimo do início do SBT, construindo e pavimentando uma estrada de muito sucesso na história da emissora, que marca gerações e gerações com seus programas infantis. Pedimos que Deus conforte os corações de sua esposa, seu filho e netos. Estamos certos que ninguém jamais se esquecerá do primeiro intérprete do tão amado palhaço Bozo.

Compartilhe :
Twitter
LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE