LUTO! Morre, aos 96 anos, a atriz e cantora Dorinha Duval, imortalizada como a primeira Cuca do Sítio do Picapau Amarelo. A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (21) por sua filha, a atriz Carla Daniel, por meio das redes sociais.
Com uma carreira marcada por grandes sucessos na televisão brasileira, Dorinha ficou eternizada como a primeira intérprete da personagem Cuca, na versão de 1977 do clássico infantil Sítio do Picapau Amarelo. Ela também brilhou em novelas icônicas como Irmãos Coragem (1970) e O Bem-Amado (1973).
Dorinha foi casada por dez anos com o diretor e ator Daniel Filho, com quem teve sua única filha, Carla Daniel. Reclusa nos últimos anos, sua última participação na televisão foi na novela Belíssima, exibida em 2006.
Em 1980, Dorinha Duval protagonizou um dos episódios mais polêmicos de sua vida pessoal ao matar o então marido, o publicitário Paulo Sérgio Alcântara, com três tiros. Segundo a atriz, o relacionamento era marcado por agressões físicas e psicológicas constantes. Ela alegou legítima defesa, afirmando que vivia sob ameaça e que agiu para se proteger após mais um episódio de violência doméstica. O primeiro julgamento foi anulado por questões processuais, mas, posteriormente, Dorinha foi condenada a seis anos de prisão em regime semiaberto.