Search
Close this search box.

.

Marisa Monte recebe título de Doutora Honoris Causa pela USP

A cantora e compositora Marisa Monte recebeu o título de Doutora Honoris Causa da USP, uma honraria concedida a personalidades que tenham contribuído para o progresso das ciências, letras ou artes, e aos que tenham beneficiado de forma excepcional a humanidade, o País, ou prestado relevantes serviços à Universidade.

>> Leia a coluna Giro desta terça-feira, 25/06/2024

“Nestes 90 anos de história, um dos grandes objetivos da USP é o de se aproximar cada vez mais da sociedade. Hoje, ao conceder este título a Marisa Monte, nossa Universidade dá uma demonstração clara de que este é um desígnio que estamos conseguindo alcançar. A USP é uma universidade reconhecida nacional e internacionalmente por sua excelência nas atividades de ensino e pesquisa, mas precisa estar mais aberta à sociedade, com foco na inovação, na arte e na cultura”, explicou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior na solenidade de entrega do título.

Em seu discurso, Marisa Monte afirmou que “em 90 anos de existência, a USP outorgou 123 títulos de Doutor Honoris Causa. Sou a terceira mulher e a primeira na área de cultura. Como primeira mulher no campo das artes, é uma honra estar aqui representando as mulheres que ao longo da história têm desempenhado um papel fundamental na construção da nossa cultura. Hoje, eu tenho a oportunidade de compartilhar com vocês a minha profunda gratidão pela música, pela cultura, pela educação. Através da minha voz, das minhas canções, eu tive a sorte de tocar os corações de tantas pessoas ao redor do mundo e, agora, ser reconhecida por uma instituição tão prestigiada como a USP é algo que me deixa sem palavras”.

“A música permitiu que eu viajasse pelo mundo todo, conhecesse lugares que eu jamais pensei em ir, encontrasse artistas de todas as culturas e me conectasse através da música – essa linguagem universal – com pessoas de todos os continentes. Vejo que para ser cigarra, tive que ser muito formiga. Trabalhei muito, passei horas e horas da minha vida em ensaios, gravações, voos, estradas, longe de casa e de meus familiares e amigos, levando a música e a beleza da cultura brasileira mundo afora. Hoje, reconheço que minha voz ecoa além dos palcos e da música e eu tenho o dever de zelar pelo patrimônio intelectual e cultural do meu País”, lembrou a nova Doutora Honoris Causa da USP.

Marisa Monte lembrou como o seu profundo interesse pela música, que surgiu ainda na infância, direcionou toda a sua vida. Também falou sobre sua atuação no estudo e na divulgação do patrimônio cultural brasileiro, na defesa dos direitos autorais, na importância da educação e em diversas causas sociais. “Receber o título de Doutora Honoris Causa pela Faculdade de Educação tem um significado especial para mim. Sou madrinha da escola mirim da Portela, junto com Paulinho da Viola, há mais de 20 anos e posso testemunhar o poder que a arte e a educação, juntas, exercem sobre a vida das pessoas. Eu represento a união da cultura com a educação, valores indissociáveis que têm o poder de transformar o universo ao nosso redor”, disse.

Compartilhe :
Twitter
LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE