LUTO! Morreu na madrugada desta sexta-feira (26), aos 98 anos, Mãe Carmen, ialorixá que esteve à frente do Ilé Ìyá Omi Àṣẹ Ìyámase, o tradicional Terreiro do Gantois, em Salvador. Fundada em 1849, a casa é uma das mais importantes referências do candomblé no Brasil.
Filha mais nova de Mãe Menininha do Gantois, Mãe Carmen estava internada havia cerca de duas semanas no Hospital Português, tratando complicações causadas por uma forte gripe. Nascida em 1926, ela teve o registro civil feito dois anos depois e completaria 99 anos na próxima segunda-feira (29).
Iniciada no candomblé ainda na infância, aos 7 anos de idade, ela tornou-se a quinta líder espiritual do Gantois e assumiu o comando do terreiro em 2002. Sua trajetória foi marcada pela preservação das tradições religiosas e pela valorização da cultura afro-brasileira, sendo homenageada, em 2011, com a música A Força do Gantois, do sambista Nelson Rufino.

O velório acontece nesta sexta-feira (26), a partir das 11h30, no próprio Terreiro do Gantois. O sepultamento está marcado para o sábado (27), às 11h30, no Cemitério Jardim da Saudade, na capital baiana.


