O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja da Silva conversaram por telefone na manhã desta quarta-feira (14), com o ator Wagner Moura e também com o diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, vencedores do Globo de Ouro pelo filme ‘O Agente Secreto’ filmado inteiramente no Recife.
Durante a conversa, Lula destacou a importância do prêmio e afirmou que o governo federal irá anunciar a obrigatoriedade da exibição de filmes nacionais nas escolas públicas. Segundo ele, a iniciativa pretende ampliar o acesso da população à produção audiovisual brasileira.
“São centenas de filmes que vamos passar para o povo brasileiro ter o direito de conhecer o que é o cinema brasileiro”, afirmou Lula, ressaltando que o reconhecimento internacional do longa e de seus realizadores é uma demonstração de que o país não deve se “apequenar diante de ninguém”.
Ao encerrar o telefonema, Lula reforçou o compromisso com o financiamento da cultura no Brasil e classificou o setor como fundamental para a identidade nacional. “A cultura é uma das coisas mais sagradas na construção da personalidade de um país. Agora vamos a caminho do Oscar”, concluiu.


