Search
Close this search box.

.

Luiz Gonzaga será homenageado no Panteão dos Heróis de PE

O cantor e compositor Luiz Gonzaga, ícone da música popular nordestina, terá seu nome inscrito no Livro do Panteão dos Heróis e das Heroínas de Pernambuco – Fernando Santa Cruz. A homenagem, proposta pelo deputado estadual Antônio Moraes, foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa na última segunda-feira (11). Conhecido como Rei do Baião, Gonzagão foi responsável por difundir ritmos nordestinos como o baião e o forró pé-de-serra para o Brasil e o mundo.

Autor de clássicos como Asa Branca, A Triste Partida, Assum Preto e Pagode Russo, Luiz Gonzaga retratou em suas músicas as dores, lutas e esperanças do povo sertanejo. “Mesmo após 35 anos de sua morte, ele continua a inspirar artistas contemporâneos e segue como um marco da música brasileira”, afirmou Moraes, fã declarado do artista.

Nascido em 1912, no município de Exu, no Sertão do Araripe, Gonzaga recebeu diversas homenagens ao longo da vida e também após sua morte, em 1989, no Recife. Em 2012, ano do seu centenário, foi tema do desfile campeão da Unidos da Tijuca no Carnaval carioca e teve sua história contada no filme De Pai Para Filho, que abordou a relação com seu filho Gonzaguinha.

Para Antônio Moraes, a inscrição no Panteão consagra a importância de Luiz Gonzaga para a identidade pernambucana. “Sua música, suas parcerias e a força do seu canto o tornaram um poeta e menestrel único, capaz de traduzir a alma nordestina como poucos”, destacou. A solenidade de inclusão no Livro do Panteão será marcada por um ato oficial da Alepe.

Compartilhe :
Twitter
LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE