Search
Close this search box.

.

Licitação vai garantir restauração de patrimônios culturais; confira quais

O Governo de Pernambuco lançou, na última quinta-feira (10), a licitação para contratar empresas especializadas na elaboração dos projetos de restauração de dois importantes patrimônios culturais do Estado: os Chalés do Carmo, em Olinda, e o Terreiro Ilê Obá Ogunté, no Recife. A iniciativa é da Fundarpe, com apoio do Novo PAC Seleções, e tem como objetivo garantir a preservação e requalificação dos espaços. O edital está disponível no portal PE Integrado, com prazo para envio das propostas até o dia 2 de setembro.

O Terreiro Ilê Obá Ogunté, também conhecido como Sítio de Pai Adão, é considerado o terreiro mais antigo em atividade em Pernambuco e um dos mais relevantes do país. Tombado nas esferas estadual e federal, o local receberá um projeto de requalificação para consolidar sua estrutura física e implantar o Memorial do Terreiro, fortalecendo seu papel como espaço de memória, resistência e vivência afro-religiosa.

Já os Chalés do Carmo, localizados no Sítio Histórico de Olinda, são exemplares da arquitetura eclética do fim do século XIX. Também chamados de “Chalés das Quatro Marias”, os imóveis ganharão nova função cultural. O projeto prevê a implantação do Centro de Difusão do Carnaval e uma sede para o Conservatório Pernambucano de Música, reforçando a importância de Olinda como polo artístico e turístico.

A licitação contempla dois lotes: o primeiro, referente ao Ilê Obá Ogunté, tem valor estimado de R$ 335 mil; o segundo, voltado aos Chalés do Carmo, gira em torno de R$ 460 mil. A Fundarpe é responsável pela condução do processo e pela elaboração dos termos de referência.

Compartilhe :
Twitter
LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE