Durante a 25ª Fenearte, o Instituto Conceição Moura, em Belo Jardim, marca presença na edição deste ano levando arte, educação e transformação social para o centro do evento. Com sede no Agreste pernambucano, o Instituto apresentará o trabalho realizado com crianças e adolescentes da Escola de Artes Integradas, que oferece formação gratuita em cidadania por meio da música e do teatro. A participação acontece nos dias 17, 18 e 19.
Durante a programação, duas oficinas gratuitas serão realizadas com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, atendidos pela Secretaria da Criança e Juventude de Pernambuco. com 40 vagas diariamente, as atividades acontecem no Espaço Cidadania, com criação de instrumentos musicais e vivência coletiva de ritmos pernambucanos, sob condução do artista Wallace Cruz.
No sábado (19), às 14h, a Praça de Alimentação recebe a apresentação do Grupo Percussivo da Escola de Artes Integradas, com 30 jovens músicos e cinco dançarinos. O grupo apresentará um maracatu preparado ao longo da formação artística oferecida em Belo Jardim, exaltando as raízes culturais do estado.
Com quase 140 jovens atendidos atualmente, o Instituto mantém um complexo sociocultural com museu, cinema e praça pública, consolidando-se como referência em educação e arte no interior de Pernambuco. “É bonito ver como eles se reconhecem como protagonistas das próprias histórias. É isso que vamos mostrar na Fenearte”, afirma Lorena Tenório, coordenadora executiva do Instituto.