Disponível nas principais plataformas digitais, o álbum Os Guardiões da Magia: Leo Brouwer por João Luiz, foi lançado nesta quarta-feira (29) pelo violonista e professor João Luiz. O disco é inteiramente dedicado à obra do compositor cubano Leo Brouwer e inclui duas peças inéditas escritas especialmente para o músico brasileiro.
A origem do projeto se deu em Nova York, durante a gravação do álbum de estreia da violonista Gabriele Leite. Na época, João Luiz comentou com o diretor artístico da gravadora, Sylvio Fraga, que tinha em mãos obras inéditas de Brouwer, o que motivou a realização das sessões de gravação. As peças foram registradas quase em segredo, com a participação de músicos convidados como Clancy Newman e Raman Ramakrishnan.
Carta escrita por Silvio Santos é encontrada pelas filhas
O álbum reúne composições recentes de Brouwer, como O Arco e a Lira, Os Guardiões da Magia e a Sonata Cubana nº 7. Esta última, dedicada a João Luiz, foi expandida a pedido do violonista e homenageia o changüí e outras tradições do oriente cubano. A sonoridade afro-caribenha e o virtuosismo técnico se destacam nas obras interpretadas.

João Luiz tem carreira consolidada como solista, compositor e educador, com passagens por palcos como Carnegie Hall e Concertgebouw. Recém-nomeado professor da Yale School of Music, ele também acumula prêmios como o da APCA e uma indicação ao Grammy Latino. Ao longo da carreira, tem atuado na ampliação do repertório do violão e na formação de novos músicos.
O disco é também um registro da relação de amizade e colaboração entre João Luiz e Leo Brouwer, iniciada em 2009. “Receber composições dedicadas a mim foi uma honra imensa”, afirma o violonista. Para ele, Os Guardiões da Magia é mais que um lançamento, é um tributo à genialidade de um dos maiores nomes da música para violão dos séculos XX e XXI.