O jornalista e cineasta pernambucano Jefferson Sousa prepara o circuito de lançamento de sua nova produção: o documentário A Torre de Itapetim. O filme, dirigido por Sousa e produzido por José Robernito, explora a rica e entrelaçada relação entre a cidade de Itapetim, no Sertão do Pajeú de Pernambuco, e a sua Igreja Matriz de São Pedro, cuja torre imponente é símbolo de história, fé e identidade.
>> Leia a coluna Giro desta segunda-feira, 28/10/2024
Na próxima quarta-feira (30), o filme terá sua pré-estreia na EREM Teresa Torres, em Itapetim. O público prioritário será composto por estudantes e professores da instituição. Na mesma ocasião, serão exibidos outros dois filmes em pré-estreia: Sítio Mandacaru: Reduto da Vida Selvagem, com direção de Cassio José e produção de Jefferson Sousa, e a animação Contos Populares: Itapetim, dirigido e produzido por Jefferson Sousa e Vinícius Alan.
Já a estreia nacional ocorrerá entre os dias 3 e 6 de janeiro de 2025, em São José do Egito-PE, integrando a programação da Festa de Louro 2025.
A Torre de Itapetim também foi selecionado para uma exibição internacional no International Festival of Ethnological Film 2025, com recomendação Embaixada do Brasil na Sérvia e da curadoria do festival. O evento, previsto para o segundo semestre do próximo ano, contará com a presença de Jefferson Sousa, cujos custos de participação serão cobertos pela Embaixada do Brasil e pelo Festival. Além da exibição, o cineasta participará de um painel com realizadores de diversos países para discutir a etnologia nas culturas populares.