O fotógrafo Mateus Sá disponibiliza, a partir desta quinta-feira (7), às 17h, uma galeria online com imagens inéditas de sua produção autoral. O material é fruto do projeto “O acervo como fonte de pesquisa autoral”, que reuniu mais de 20 anos de registros analógicos sobre o patrimônio cultural de Pernambuco. A iniciativa conta com incentivo do Funcultura.
A nova galeria reúne fotos e um vídeo inédito que mistura making of com videoarte, revelando bastidores do processo e cenas que retratam manifestações culturais, territórios e populações de todo o estado, do Sertão a Noronha. O conteúdo poderá ser acessado no site e nas redes sociais do artista.
Durante um ano, o acervo passou por um processo de catalogação, higienização, digitalização e acondicionamento de cerca de 10 mil peças em diferentes suportes, como negativos, slides e fotos impressas. Todo o conteúdo também foi adaptado para acessibilidade, com legenda LSE, Libras, audiodescrição e texto alternativo, em parceria com a Centrae – Soluções em Acessibilidade.

Reconhecido por seu olhar sensível, Mateus é cofundador da Escola Livre de Imagem e do FotoLibras. Seu trabalho destaca personagens das manifestações populares do estado, como indígenas, quilombolas, pescadores, devotos, romeiros, além de representantes do Maracatu, Caboclinhos, Bois e da Jurema. O lançamento da galeria é um marco na valorização da memória visual e da cultura popular de Pernambuco.