A Fundação Gilberto Freyre abre suas portas no próximo domingo (30) para uma edição especial do projeto Domingo Aberto. Com uma programação para a família, repleta de atividades ao ar livre para as crianças e visitas mediadas à Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre, o evento tem início às 9h30 e segue por todo o dia, até as 17h.
>> Plaza Shopping promove primeira edição do ArraiAu Pet
Como em toda edição mensal do Domingo Aberto, a visitação pela Casa-Museu tem um tema único e exposição de parte do acervo que costuma ficar restrito aos pesquisadores. Desta vez, o público vai poder mergulhar no universo da arte popular. “Isso nos permite ampliar o olhar sobre as peças em exposição permanente e também apresentar itens como aqueles guardados na reserva técnica do museu e os que compõem o acervo documental e bibliográfico. Desta maneira, a cada edição, proporcionamos uma experiência única e enriquecedora aos nossos visitantes, aproximando-os cada vez mais do cotidiano freyriano”, ressalta a diretora-executiva da Fundação Gilberto Freyre, Jamille Barbosa.
A partir do tema Mãos que Criam: Arte Popular em Perspectiva, a visitação deste domingo será composta por uma exposição que destaca peças de mestres como Manuel Eudócio, Zé Caboclo e Zezinho, todos já falecidos, que pertenceram a Magdalena e Gilberto Freyre. Muitos dos artesanatos foram presentes oferecidos ao casal, que era conhecido pelo interesse na arte popular brasileira. “Essas peças ocupavam tanto o espaço doméstico do casal quanto seu local de trabalho, coexistindo com outros objetos, o que demonstra claramente sua admiração por uma forma de arte autenticamente regional”, pontua Jamille Barbosa.
PROGRAMAÇÃO INFANTIL
Além da oportunidade de conhecer a casa onde viveu o sociólogo e sua família e o rico acervo de mobiliário, objetos decorativos e obras de arte que integram a Casa-Museu, o Domingo Aberto também engloba uma programação gratuita voltada ao público infantil. Às 9h30, acontece a exploração no sítio ecológico, quando as crianças poderão entrar em contato com a natureza e conhecer mais da flora local. Em seguida, às 10h30 será a vez da oficina de Pintura em Bibelô de Argila.
Pela tarde, o momento será de contação de histórias com a “Hora do conto e adivinhações”, com Liane Silva, às 14h30, e de mais uma edição do “Era uma vez…Cineclubinho”, às 15h30, com o filme O Menino Maluquinho e bate-papo mediado por Gabih Florêncio. Ao longo de todo o dia, o público poderá ainda conferir a feira de livros com as editoras Vacatussa e o próprio acervo da loja da Fundação Gilberto Freyre.
SERVIÇO
Domingo Aberto da Fundação Gilberto Freyre
Local: Fundação Gilberto Freyre (Rua Dois Irmãos, 320, Apipucos – Recife)
Data: 30 de junho (domingo)
Horário: 9h30 às 17h. As visitas mediadas iniciarão às 10h, 11h, 12, 13h, 14h e 15h.
Ingressos: A partir de R$ 7,50 (meia), à venda no local.