O documentário pernambucano fantástico Toré Virtual – Uxilnexa Dmanedwa, filme imersivo 360 do cineasta e roteirista Hugo Fulni-ô em codireção com Carol Berger terá sua estreia nacional no 21º Acampamento Terra Livre (ATL), que ocorre de 07 a 11 de abril, em Brasília, Distrito Federal. O filme de 9 minutos, produzido por Rose Lima e coproduzido pelo Coletivo Fulni-ô de Cinema, LabPresença e Experimento Produções, é fruto de dois anos de trabalho, contando com pesquisa, filmagens e montagem.
>> Leia a coluna Giro desta sexta-feira, 04/04/2025
Este é o primeiro filme em realidade virtual do diretor indígena Hugo Fulni-ô, autor de outros filmes como Yoonahle, a Palavra dos Fulni-ô e Guardiões de um Tesouro Linguístico. O curta-metragem é uma jornada sensorial conduzida pelo encantamento do Toré – dança ritualística do povo Fulni-ô – que ganha corpo e espaço na realidade virtual. Em círculo, ao ar livre, no território sagrado do Ouricuri, entre cantos melódicos, manobras corporais ancestrais e o pulsar do maracá, a dança invoca os encantamentos e a transmissão de conhecimentos entre três gerações.
O filme traz uma narrativa imersiva que reproduz o rito com anciãos, jovens e uma criança, aprendemos como as forças ancestrais atravessam gerações, territórios, tecnologias e tempos para nos sensibilizar com suavidade e alegria.