O filme ‘O Último Azul’, dirigido pelo cineasta pernambucano Gabriel Mascaro, foi um dos destaques da 40ª edição do Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, realizado na última semana no México.
A produção, que teve sua estreia mundial em fevereiro deste ano na Competição Oficial do Festival de Berlim, conquistou dois prêmios no evento: Melhor Longa Ibero-americano de Ficção e o Prêmio Maguey de Melhor Atuação, concedido à atriz Denise Weinberg, que interpreta a personagem Tereza.
Com lançamento previsto para agosto nos cinemas brasileiros, o longa é estrelado por Denise Weinberg e Rodrigo Santoro. A trama se passa em um Brasil distópico e acompanha Tereza, uma mulher de 77 anos que vive em uma cidade industrializada na Amazônia. Ao receber uma convocação do governo para deixar sua casa e se mudar para uma colônia habitacional para idosos, ela decide realizar um último desejo antes de ser forçada a partir. A personagem embarca, então, em uma jornada pelos rios da região, sem imaginar que essa travessia transformará sua vida para sempre.
