O Damas da Arte – Festival de Cultura Popular começa nesta sexta-feira (3) e segue até o domingo (5), no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda. Em sua 1ª edição, o evento celebra o protagonismo feminino nas artes e reúne artistas de Pernambuco, Paraíba, Brasília e outros estados em uma programação gratuita que inclui oficinas, debates, feira de artesanato e shows.
Durante os três dias, o público terá acesso a workshops e palestras sobre cultura afro-brasileira, direitos autorais e produção cultural, além de painéis com temas como saberes populares e economia criativa. Nomes como Junia Jun, Gabriela Salustiano e Maria Flor comandam oficinas, enquanto mestras da cultura popular, como Nice Teles, Ana Lúcia e Joana Cavalcante, participam de discussões sobre tradição e resistência.
A feira Damas da Arte acontece em todos os dias do festival, destacando o trabalho artesanal de mulheres do Nordeste. As atividades são gratuitas e abertas ao público. A iniciativa busca fortalecer a cena cultural feminina e promover diversidade e inclusão no setor artístico.
A programação musical traz nomes em destaque na cena nordestina. Na sexta (3), a multiartista paraibana Luana Flores se apresenta pela primeira vez em Olinda. No sábado (4), é a vez da pernambucana Poli subir ao palco com o show Da Raiz ao Canto. O encerramento, no domingo (5), fica por conta de Flaira Ferro, um dos nomes mais representativos da nova música pernambucana.
Foto: Natália Di Lorenzo
Foto: Matheus Melo
Foto: Sandrine Neves