Pela primeira vez em mais de 15 anos, o Brasil avança na corrida pelo Oscar de Melhor Filme Internacional. Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, estrelado por Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro, foi pré-selecionado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para a shortlist da categoria, com 15 filmes escolhidos, algo que não ocorria desde a edição de 2008 da premiação. O longa foi selecionado entre uma relação de 88 filmes, e a escolha dos cinco finalistas será anunciada no dia 17 de janeiro de 2025.
>> Leia a coluna Giro desta quinta-feira, 18/12/2024
“Essa é uma escada longa de se subir. Cada degrau que a gente vence é um milagre que não se repete. Sinto um alívio imenso, pois este é um ano muito difícil, com filmes muito bons, e já considero uma alegria sem fim ver Ainda Estou Aqui incluído nesta shortlist”, comemora Fernanda Torres.
Ainda sobre a pré-indicação, Walter Salles complementou: “Este é um ano muito competitivo no cinema internacional, em que tudo pode acontecer. Estar na shortlist é significativo, e estamos felizes em poder representar o Brasil com um filme cuja memória de uma família se confunde com a história de todo um país, baseada em um livro tão essencial quanto o de Marcelo Rubens Paiva”.