Está em cartaz pela primeira vez no Recife, no bairro do Derby, a partir desta segunda-feira (9), a exposição Versos, Traços e Cinzéis, da Dra. Valéria Melo Moreira. Com ilustrações em grafite, esculturas em cerâmica plástica e textos poéticos, a ideia é mostrar beleza estética presente no diagnóstico, quando medicina e arte se encontram.
>> Leia a coluna Giro desta segunda-feira, 09/12/2024
Na instalação, o olhar sensível da cardiologista a transformou também nesta artista que apresenta as malformações cardíacas de maneira bela e singular, cercadas de mensagens sobre desafios, esperança e determinação. A mostra ficará aberta ao público até o próximo dia 20, na Biblioteca do Real Hospital Português, fazendo parte das comemorações pelos 30 anos da Cardiologia Pediátrica no Recife e surgimento da Unidade de Cardiologia Materno Fetal, ONG Círculo do Coração e Centro de Estudos Caduceus, dirigidos pela Dra. Sandra Mattos.
“Esta exposição é um tributo a este legado, exaltando não apenas o passado, mas também o impacto que ele continua a gerar no presente e no futuro. Minha trajetória na Cardiologia Pediátrica teve início aqui, guiada por mestres que não apenas me ensinaram a ciência, mas a arte de cuidar. Volto a esta casa que me acolheu, trazendo comigo a arte que nasceu ao longo do caminho. Sobre as mesas desta biblioteca que já sustentaram livros e sonhos, agora repousam esculturas em cerâmica plástica, ilustrações em grafite e textos poéticos. Cada mesa representa o meu ambiente de trabalho na arte, o processo criativo onde tudo começa… Cada peça, cada ferramenta, é um pedaço desta jornada: uma união entre o que aprendi e o que a arte me ensinou a enxergar. Esta instalação é um convite para contemplar, sentir e celebrar. Um encontro entre ciência e arte, entre passado e presente. Uma conexão do que fomos e o que podemos ser porque “onde há um desejo, há um caminho”, declara Valéria Melo.
SERVIÇO
Exposição Versos, Traços e Cinzéis, de Valéria Melo Moreira.
Visitação aberta ao público de 09 a 20/12/24 – 8h às 17h
Local: Biblioteca do Real Hospital Português (RHP), no Recife.