A Escola Livre de Redução de Danos promove, neste mês de junho, ações dentro da campanha global “Apoie, Não Castigue”, que busca repensar as políticas de drogas ao redor do mundo. Em 2024, a instituição chamou a atenção para o protagonismo da América Latina na construção de novos modelos de cuidado, em contraponto ao modelo punitivista que historicamente afeta populações indígenas, pretas e periféricas.
Como parte da programação, será lançado também o documentário Cuidar para Transformar – Práticas de Redução de Danos para América Latina, no dia 25 de junho, às 20h, no Bar Super 8, no centro do Recife. A exibição será gratuita e seguida de um debate com a presença dos psicólogos e cofundadores da Escola Livre de Redução de Danos: Priscilla Gadelha, Rafael West e Arturo Escobar, com mediação da jornalista Alcione Ferreira.
O filme é resultado de uma caravana realizada em 2022, que percorreu sete países latino-americanos: Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, México e Uruguai, registrando experiências diversas de cuidado, acolhimento e políticas alternativas de redução de danos. A produção reforça a potência das práticas que priorizam a saúde pública e o bem-estar, em vez da criminalização e repressão.
Presente em mais de 90 países e 239 cidades, incluindo Recife, a campanha busca fortalecer o debate sobre justiça social, direitos humanos e saúde nas políticas sobre drogas. Com o lançamento de Cuidar para Transformar, a unidade de ensino reafirma seu compromisso com um modelo de transformação social baseado no cuidado e na valorização da vida.