A jornalista Marcionila Teixeira lança, junto com o marido, o músico Jau Melo, o videodocumentário Cantar e Tocar Rimam com Mar – Uma Breve História da Migração de Músicos para Ipojuca. Para produzir o material, apoiado pela Lei Paulo Gustavo, de Ipojuca, o casal se inspirou na própria vivência de mudança de endereço de Jau para o litoral sul, um dos principais destinos turísticos do país. O lançamento acontece na quinta-feira (12), no Bar do Marcão, em Maracaípe, a partir das 19h.
>> Leia a coluna Giro desta segunda-feira, 09/12/2024
Com 15 minutos de duração, o documentário narra as histórias desses “migrantes”, que deixaram suas casas e famílias para viver o processo comum a toda migração, com conquistas, mas também muitos desafios.
O material audiovisual faz um retrato de um momento histórico na região, cujo boom se deu nos anos 2000, mas que o processo continua. A vinda da categoria para o município tem reflexos na economia, turismo, saúde, educação, infraestrutura e outros segmentos de prestação de serviço do poder municipal.
O documentário tem direção de Jailson Melo Araújo, baterista há 43 anos, nascido no Recife, mas morador de Ipojuca desde 2017. Ele buscou inspiração na própria história de vida ao apresentar o projeto. A produção e roteiro é da jornalista Marcionila Teixeira, com imagens e edição de Bianca Galindo, e produção e audiodescrição de Liliana Tavares.
No dia do lançamento, além da exibição e debate sobre o material audiovisual, os profissionais da música vão se reunir para confraternizar com uma grande jam session.