Ícone da música brasileira, Alceu Valença passa a integrar a campanha de Carnaval 2026 da Neoenergia ao lado da banda BaianaSystem, em uma parceria inédita que une ritmos e gerações. A iniciativa aposta em uma música criada especialmente para alertar a população sobre os perigos de intervenções ou aproximações indevidas da rede elétrica durante os dias de festa.
A campanha foi apresentada na tarde desta quarta-feira (21), na Casa da Estação da Luz, no Sítio Histórico de Olinda. Na ocasião, a Neoenergia também detalhou as ações de manutenção preventiva realizadas nos principais polos carnavalescos de Pernambuco, em um momento que reuniu representantes das prefeituras de Olinda e Recife, além do Governo do Estado.
A iniciativa integra a estratégia de prevenção da distribuidora para o Carnaval, período marcado por grandes aglomerações, estruturas temporárias e aumento do risco de acidentes. Dados da Abradee apontam que, entre janeiro e agosto de 2025, o Brasil registrou 478 acidentes com a rede elétrica, com 176 mortes. Em Pernambuco, foram cerca de 30 ocorrências no mesmo período, com nove vítimas fatais.

Para ampliar o alcance da mensagem, a Neoenergia aposta novamente na força da música popular. A composição une o frevo de Alceu Valença à sonoridade contemporânea do BaianaSystem, conectando diferentes gerações e tradições culturais para transmitir, de forma didática, orientações de segurança válidas para o Carnaval e para todo o ano.
Durante o evento, a distribuidora anunciou uma operação especial para o Carnaval 2026, com investimentos de R$ 12,1 milhões na rede elétrica. As ações incluem mais de 43 mil podas, cerca de dois mil quilômetros de redes inspecionadas, mais de duas mil manutenções estruturais e a mobilização de mais de 850 profissionais, que atuarão em regime especial até a Quarta-feira de Cinzas.


