Nesta terça-feira (1º/10) é celebrado o Dia Internacional da Terceira Idade, data criada com objetivo de homenagear e conscientizar a sociedade. Por isso, o Canal Brasil vai exibir, a partir das 14h30, uma maratona com 16 longas e curtas-metragens que abordam o tema.
>> Leia a coluna Giro desta segunda-feira, 30/09/2024
São eles os longas: Um Par Pra Chamar de Meu, de Kelly Cristina Spinelli; Juventude, de Domingos Oliveira; O Fim e o Princípio, de Eduardo Coutinho; Noites de Alface, de Zeca Ferreira; As Cadeiras, de Fernando Libonati; e Tia Virgínia, de Fabio Meira. Também integram a programação os curtas-metragens A Dama do Estácio, de Eduardo Ades; Rosinha, de Gui Campos; Angela, de Marília Nogueira; O Resto, de Pedro Gonçalves Ribeiro; Retrato de Dora, de Bruna Callegari; O Destino da Senhora Adelaide, de Breno Alvarenga e Luiza Garcia; Nonna, de Maria Augusta V. Nunes; Bá, de Leandro Tadashi; Casa de Antiguidades, de João Paulo Miranda Maria, além do premiado Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo, de Renato Sircilli, que faz sua estreia no canal.
Exibido em mais de 20 festivais ao redor do mundo e vencedor de mais de 10 prêmios, o curta-metragem Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo, de Renato Sircilli, estreia no Canal Brasil durante a maratona. O filme retrata a experiência de Jorge (Paulo Goya), um faxineiro do Motel Paradise. O longa busca trazer uma visão mais inclusiva da velhice, dando importância para sentimentos e desejos de idosos homossexuais.
Na lista de longas-metragens da Maratona Terceira Idade estão Um Par Pra Chamar de Meu, de Kelly Cristina Spinelli. Eleito como Melhor Documentário no Festival de Cinema de Gramado de 2022, o longa acompanha cinco mulheres idosas que saem com personal dancers e descobrem na dança um novo mundo. Dirigido por Fabio Meira, o premiado Tia Virgínia é protagonizado por Vera Holtz, Arlete Salles e Louise Cardoso, que vivem irmãs e precisam cuidar de sua mãe.
O longa que fecha a maratona do Canal Brasil é Casa de Antiguidades, de João Paulo Miranda Maria. Com Antonio Pitanga, o filme conta a história de Cristóvão, um vaqueiro que sai do interior do Brasil em busca de melhores oportunidades no sul. Porém, a solidão, o isolamento e a perda de identidade viram desafios em sua vida ao se mudar para um lugar que é cultural e etnicamente diferente da sua origem.