Foto: Catarina Ribeiro/Divulgação
Allan Lopes
Quem nunca se deparou com uma situação tão absurda que parecia ter sido roteirizada? É dessa mistura de bizarrices e constrangimentos do dia a dia que nasce Avesso do Avesso, peça que marca a estreia de Letícia Spiller na comédia teatral. Para isso, a atriz conta com seu amigo e parceiro de longa data, Marcelo Serrado. Os dois se reúnem pela primeira vez no palco para uma curta temporada, que acontece neste sábado (às 18h e 20h) e domingo (às 19h), no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu.
Inspirado pelas provocações do próprio Serrado, o texto foi escrito por uma seleção renomada do humor brasileiro: Aloisio de Abreu, Tati Bernardi, Claudia Tajes, Regiana Antonini e Gustavo Pinheiro. As cenas exploram diferentes nuances dos relacionamentos atuais, abordando desde o primeiro encontro até disputas de guarda, passando por terapias, aventuras sexuais improváveis e até karaokês no meio do caminho.
Para esta temporada no Recife, a peça vem de cara nova. Heloise Périssé deixou o elenco por conta da novela Êta Mundo Melhor! e coube a Letícia ocupar o posto após assistir à montagem e se apaixonar pela proposta. Embora não tenha histórico em comédia teatral nos mais de 30 anos de carreira, a participação está alinhada à sua inquietação e ambição artística. “Eu adoro me desafiar. Não gosto de ficar acomodada”, afirma Letícia, em conversa exclusiva com o Viver.
Fora dos palcos, a atriz se dedica a outro papel: o de mãe coruja, acompanhando cada passo do filho, Pedro Novaes, que, assim como ela e o pai, Marcello Novaes, já trilha o caminho das telinhas e acaba de estrelar Garota do Momento.
Na nova empreitada, Letícia divide a cena com um companheiro de muitas tramas. Eles já atuaram juntos em Quatro por Quatro (1994), atualmente sendo reprisada no Globoplay Novelas (antigo Canal Viva), formaram um casal em crise em Sabor da Paixão (2002) e voltaram a se encontrar em O Sétimo Guardião (2018). Agora, sob as luzes do palco, a parceria se renova.
“Estou me divertindo muito. Tivemos pouco tempo de ensaio, mas já estamos bastante afiados no nosso jogo cênico”, comemora a eterna Babalu.
O entusiasmo é compartilhado por Marcelo Serrado, que não esconde a alegria de reencontrar a amiga em um novo desafio.
“Estou muito feliz de estar fazendo essa peça com a Letícia. Há mais de 30 anos, tenho uma relação muito especial com ela e com a sua família. Então, poder trabalhar juntos agora está sendo realmente um prazer enorme. Acho que vai ser uma experiência muito bacana para a nossa história”, celebra o ator.
Mas se engana quem pensa que Avesso do Avesso se resume às gargalhadas. Para Letícia, o espetáculo traz sempre um olhar crítico nas entrelinhas. “Apesar de ser uma comédia escrachada, ela não resvala na bobagem. Sempre tem uma crítica escondida. A gente exagera os conflitos para que o público perceba essa camada através do riso”, diz.
Para ela, o humor é uma ferramenta para entender as tensões e contradições dos relacionamentos modernos. E o público que acompanha Letícia já sabe: quando a atriz está em cena, sempre há algo mais por trás daquilo que os olhos veem.