Search
Close this search box.

.

Clássico infantil, ‘Pluft, o Fantasminha’ chega ao Bairro do Recife

A Caixa Cultural, no Bairro do Recife, recebe de 31 de janeiro a 9 de fevereiro seis sessões do espetáculo Pluft, o Fantasminha, um clássico infantil da dramaturgia de Maria Clara Machado adaptado pelo diretor Miguel Vellinho e sua trupe, para ser encenado no teatro pela premiada Cia PeQuod.

>> Leia a coluna Giro desta sexta-feira, 24/01/2025

A peça ganhou uma montagem original, realizada totalmente com bonecos. A técnica utilizada é a manipulação direta de bonecos sobre balcão combinada com a utilização de bonecos de vara. A tecnologia ganha papel especial através de recursos especiais de iluminação para os fantasmas, que dá à montagem contornos novos e cria uma encenação repleta de aventuras para a plateia.

Pluft, o Fantasminha tem como referências ícones da cultura japonesa, como os mangás e animes infantis, tais como A princesa Mononoke, Ponyo e Meu amigo Tororó. Além disso, tanto os atores-manipuladores como os bonecos usam trajes de inspiração oriental e dialogam também com elementos trazidos pela designer de moda Eiko Ishioka. “Sempre trabalhamos com a técnica da manipulação direta, oriunda do Bunraku japonês. Essa montagem reverencia os tantos pontos que aproximaram e aproximam Brasil e Japão há tanto tempo”, pontua Miguel Vellinho, diretor da peça.

Em cena, a clássica obra ganha mais dinamismo e ação, com mudanças nas personalidades e nomes de alguns personagens. “A mãe de Pluft, que trazia elementos próximos de uma matriarca do século passado, com ênfase aos trabalhos domésticos, reaparece de forma renovada e atualizada aos tempos de agora. Já o famoso Pirata Perna de Pau reaparece como Cara de Mau, atenuando uma visão capacitista que existia quando o texto foi escrito”, conta a atriz Liliane Xavier.

Os ingressos para as sessões de Pluft, o Fantasminha começaram a ser vendidos nesta sexta-feira (24), a partir de R$15 (meia), no site da Caixa Cultural Recife.

Compartilhe :
Twitter
LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE